Você consegue identificar essas cobras venenosas?

By: Shayna

Você consegue identificar essas cobras venenosas?
Imagem: Shutterstock

Sobre este teste

Andando pela floresta, selva, pântanos ou deserto? Este teste pode salvar sua vida. Ou, pelo menos, impedir você de entrar em pânico se for mordido por uma cobra parecida com uma venenosa. Estima-se que só nos Estados Unidos 7 a 8 mil pessoas por ano relatam picadas de cobras venenosas. Felizmente, com pronto atendimento médico de imediato disponível nos EUA, apenas cinco dessas pessoas podem morrer. No entanto, se você estiver viajando em uma estrada deserta e percorrendo a região andina da América do Sul, do Sudeste Asiático ou da África subsaariana, memorize este quiz. Faça agora e descubra se você é melhor do que 50 em 55 pessoas que não consegue identificar essas cobras venenosas.

Há um fascínio mórbido que muitos de nós temos com cobras assassinas. Você viu o filme “Serpentes a Bordo” com Samuel L. Jackson? Ou as dezenas de outros filmes de cobras assassinas como "O Ataque dos Vermes Malditos", "Slither" ou "Anaconda"? Uma cobra venenosa assustadora e rastejante é tudo que você precisa para ficar acordado à noite. Mas se você é um herpetólogo ou um entusiasta de cobras, você pode deixar os outros para trás pontuando alto nesse quizsssss. Teste agora fazendo este quiz!



Egyptian Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Mamba-preta
Naja-egípcia
Dizem que a Naja-egípcia, também conhecida como víbora de Cleópatra, recebeu seu nome depois que Cleópatra se suicidou com o seu veneno. Ela provavelmente escolheu essa cobra porque tem um veneno letal e extraordinariamente rápido.
Krait Azul
Víbora-do-gabão

Propaganda

Black Banded Sea Krait Identifique essa cobra venenosa.
Naja indiana
Víbora-rinoceronte
Cascavel de Mojave
Laticauda semifasciata
Semelhante às cobras terrestres, a Laticauda semifasciata tem escamas, língua bifurcada e olhos sem pálpebras - e respira fora da água. Como ela passa a maior parte do tempo embaixo da água, ele difere das cobras terrestres e possui uma cauda curta e achatada que a impulsiona rapidamente ao nadar.

Propaganda

Eastern Coral Snake Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-do-mar-pelágio
Serpente-mocassim-cabeça-de-cobre
Cobra coral
Cobras coral eclodem de ovos colocados pela cobra fêmea. Elas não dão à luz a filhotes pequenos como outras cobras venenosas norte-americanas. Ao nascer, as cobras têm 18 centímetros de comprimento e já estão em pleno potencial venenoso.
Nerodia

Propaganda

Western Green Mamba Identifique essa cobra venenosa.
Mocassim d'água
Mamba-verde-ocidental
A mamba-verde-ocidental é nativa da África Ocidental. Vive em áreas tropicais e lenhosas. A toxicidade de seu veneno pode variar muito, dependendo de onde ela vive e do que se alimenta.
Jararaca-da-mata
Bothrops asper

Propaganda

Mojave Rattlesnake Identifique essa cobra venenosa.
Serpente do mar de Blecher
Bothrops asper
Jararaca-da-mata
Cascavel de Mojave
A cascavel de Mojave tem o veneno mais potente de qualquer cascavel da América do Norte. Seu veneno é cerca de 16 vezes mais tóxico que o da cascavel-chifruda e supera até mesmo o da cascavel crotalus tigris. Pode ser particularmente agressiva com os humanos e é rápida para se defender se for perturbada.

Propaganda

Horned Viper Identifique essa cobra venenosa.
Víbora-chifruda
As cobras víbora-chifruda são ecologicamente importantes porque mantêm vários roedores sob controle. Elas são um tipo de cobra pequena, medindo no máximo em torno de 60 centímetros. Apesar de seu tamanho pequeno, elas podem sobreviver de 14 a 18 anos em estado selvagem!
Cascavel de Mojave
Terciopelo
Cobra-Marrom

Propaganda

Tiger Rattlesnake Identifique essa cobra venenosa.
Naja atra
Krait Azul
Crotalus tigris
O olhar intrigante de um Crotalus tigris vem de cores variando de cinza azulado a lavanda, ou mesmo de cor amarela. Seus lados e baixo ventre podem ser de cor laranja, rosa ou creme.
Cobra da morte

Propaganda

Forest Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Jararaca
Mamba-verde-oriental
Taipan-do-interior
Cobra-da-floresta
A cobra-da-floresta é a segunda maior espécie de cobra na Terra, medindo mais de 2 metros! Quando em cativeiro, elas se tornam muito agressivas e dominadoras, talvez devido ao seu grande tamanho.

Propaganda

Banded Krait Identifique essa cobra venenosa.
Víbora-rinoceronte
Cascavel
Cobra negra de barriga vermelha
Laticauda colubrina
A cobra laticauda colubrina não é conhecida por morder durante o dia. No entanto, durante a noite, pode ser muito cruel. O veneno de uma mordida é suficiente para matar 24 homens adultos!

Propaganda

Inland Taipan Identifique essa cobra venenosa.
Naja indiana
Taipan-do-interior
A Taipan-do-interior, ou Oxyuranus microlepidotus, é creditada como a cobra mais venenosa do mundo. Ela reside em regiões semi-áridas do centro-leste da Austrália e é protegida por lei, assim como muitas outras variedades de serpentes.
Naja oxiana
Víbora-do-gabão

Propaganda

Eastern Brown Snake Identifique essa cobra venenosa.
Crotalus tigris
Cobra-real
Cobra-Marrom
A cobra-marrom produz um veneno conhecido por causar diarreia, tontura, convulsões, insuficiência renal, paralisia e parada cardíaca. Se você não receber tratamento médico a tempo, as mordidas podem ser fatais.
Krait comum

Propaganda

Yellowbelly Sea Snake Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-do-mar-pelágio
Encontrada nas águas mornas dos oceanos Pacífico e Índico, a Cobra-do-mar-pelágio consome apenas peixes. As fêmeas são muito maiores que os machos nesta raça em particular.
Bothrops asper
Krait Azul
Surucucu

Propaganda

Caspian Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Notechis scutatus
Acanthophis
Naja oxiana
As Najas oxianas são geralmente agressivas e mal-humoradas, a partir de uma idade jovem. Elas são ótimas em escalar e nadar, especialmente quando vão atrás de suas presas.
Víbora

Propaganda

Taiwanese Krait Identifique essa cobra venenosa.
Notechis scutatus
Mamba-preta
Bungarus multicinctus
A bungarus multicinctus é uma cobra noturna, encontrada em toda a China e no sudeste da Ásia. Elas tendem a ser defensivas quando estão no escuro; no entanto, elas geralmente são uma espécie tímida e plácida. Durante o dia, elas se escondem embaixo de pedras ou em buracos. A hibernação ocorre de novembro a abril.
Cobra cuspideira katiana

Propaganda

Coastal Taipan Identifique essa cobra venenosa.
Cobra de monóculo
Calloselasma rhodostoma
Biúta
Taipan-costeira
A Taipan-costeira pertence à família Elapidae. Elas usam tocas abandonadas de animais, troncos ocos, pilhas de vegetação e lixo como abrigo.

Propaganda

Saw Scaled Viper Identifique essa cobra venenosa.
Echis
Embora pequena no tamanho, o echis é uma cobra perigosa com um temperamento agressivo. Distingue-se por uma marca proeminente em forma de flecha, de cor castanha escura na cabeça e é coberta por escamas pequenas e muito onduladas. Ela vive em regiões quentes e secas em habitats arenosos, rochosos ou de cascalho com vegetação esparsa e rasteira.
Cobra-Marrom
Cobra-da-floresta
Walterinnesia aegyptia

Propaganda

Philippine Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Crotalus
Cobra negra de barriga vermelha
Cobra filipina
A cobra filipina é capaz de cuspir veneno até três metros! Seu veneno tem a capacidade mortal de interromper a transmissão de sinais nervosos e incapacitar o sistema respiratório.
Cobra-real

Propaganda

Monocled Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Cobra de monóculo
A cobra de monóculo tem o seu nome devido ao formato de seu capuz em forma de O, também conhecido como capuz monocelular. Elas vivem com roedores (e os comem) em suas tocas.
Víbora de Russell
Naja Samar
Víbora-rinoceronte

Propaganda

Indochinese Spitting Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Mamba preta
Naja siamensis
As cobras cospem apertando suas glândulas de veneno, o que empurra o veneno para dentro das presas e para fora dos buracos da frente. Cobras cuspideiras têm furos maiores em suas presas do que outras cobras venenosas, que esguicham em vez de escorrer. Seu veneno pode esguichar de 1,8 a 2,4 metros!
Walterinnesia aegyptia
Pseudonaja affinis

Propaganda

Mozambique spitting cobra Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-real
Taipan-do-interior
Naja mossambica
A naja mossambica tem uma mordida feroz. Seu veneno é predominantemente citotóxico, causando sérios danos aos tecidos. Também causa efeitos neurotóxicos, como problemas respiratórios ou sonolência.
Boomslang

Propaganda

Olive Brown Sea Snake Identifique essa cobra venenosa.
Cascavel-diamante-ocidental
Serpente-mocassim-cabeça-de-cobre
Aipysurus laevis
O Aipysurus laevis parece um grande verme, com a cabeça se misturando ao corpo. Sua pele é lisa, daí seu nome científico, laevis, que é derivado da palavra latina para "liso".
Cascavel-chifruda

Propaganda

Chinese Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Cobra de monóculo
Naja atra
A naja atra é um tipo de cobra muito alerta. Se confrontada, levantará seu corpo e abrirá o capuz, pronta para atacar. As cobras mais jovens tendem a ser mais agressivas que as adultas, já que não estão familiarizadas com o ambiente. A naja atra evita o contato humano a todo custo.
Thamnophis
Cobra negra de barriga vermelha

Propaganda

Mohave Rattlesnake Identifique essa cobra venenosa.
Víbora europeia comum
Mocassim d'água
Mamba-verde-oriental
Cascavel de Mojave
A cascavel de Mojave tende a ser agressiva com os seres humanos, especialmente se perturbada ou assediada. Predadores como a Cobra Real Californiana e os papa-léguas são rápidos em matar e comer a Cascavel de Mojave.

Propaganda

Black Mamba Identifique essa cobra venenosa.
Mamba preta
As mambas pretas residem nas savanas do sul e leste da África, nas colinas rochosas e nos bosques abertos. Elas deslizam mais rápido do que a maioria das pessoas consegue correr - parte da razão pela qual elas são tão mortais!
Bungarus multicinctus
Rhabdophis tigrinus
Taipan-costeira

Propaganda

Speckled Brown Snake Identifique essa cobra venenosa.
Mamushi
Notechis scutatus
Cobra marrom australiana
As cobras marrom australiana são algumas vezes chamadas de “cobras da cidade”, porque tendem a povoar áreas residenciais. Elas conseguem viver em uma variedade de habitats, tornando-as muito abundantes.
Naja nivea

Propaganda

Indian Krait Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-do-mar-pelágio
Indian Krait
A indian Krait, ou Krait comum, é a cobra mais temida e mais venenosa da Índia. Ataques em humanos têm sido amplamente divulgados, com uma taxa de mortalidade de 7%. Isso faz com que a indian Krait seja uma das "quatro grandes" espécies.
Mamba-verde-oriental
Pseudonaja affinis

Propaganda

Puff Adder Identifique essa cobra venenosa.
Indian Cobra
Cobra da morte
Uma mordida não tratada da cobra da morte é uma das mais perigosas do mundo. Você pode morrer dentro de 6 horas se a mordida não for tratada adequadamente. Esta criatura perversa é conhecida por matar outras cobras também.
Nerodia
Cascavel

Propaganda

Spectacled Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Naja oxiana
Boomslang
Cobra-Marrom
Naja indiana
A naja indiana pode viver até 20 anos! Elas podem ser encontradas em qualquer lugar com um excesso de ratos para o banquete, para que elas possam facilmente caçar suas presas.

Propaganda

South American bushmaster Identifique essa cobra venenosa.
Cascavel-chifruda
Serpente-mocassim-cabeça-de-cobre
Surucucu
A feroz surucucu pode crescer mais de 3,6 metros, tornando-se a mais longa cobra venenosa da América. É também a segunda cobra venenosa mais comprida do mundo, depois da cobra-real.
Mamba preta

Propaganda

Western Brown Snake Identifique essa cobra venenosa.
Pseudonaja nuchalis
Pseudonaja nuchalis que são mantidas em cativeiro podem mudar a cor da pele dependendo da estação. Os machos são muito mais comuns nessa variedade.
Biúta
Cobra-do-mar-pelágio
Crotalus horridus

Propaganda

Lowlands Copperhead Identifique essa cobra venenosa.
Mamba-verde-oriental
Lowlands Copperhead
O Lowlands Copperhead é a única cobra venenosa encontrada acima da linha de neve. É ativa em um clima que seria considerado muito frio para a maioria das cobras. Copperheads amam estar perto de todos os tipos de água - barragens, banhos, canais, valas de drenagem e ao longo das margens das estradas.
Jararaca-ilhoa
Jararacuçu

Propaganda

Fea's Viper Identifique essa cobra venenosa.
Micrurus Fulvius
Sistrurus Miliarius
Azemiopinae
Considerada a mais primitiva das víboras, o Azemiopinae habita Myanmar, o sudeste do Tibete, o sul da China e o norte do Vietnã. Tem presas mais curtas do que as de outras subfamílias e uma cabeça um pouco achatada.
Cobra de monóculo

Propaganda

Terciopelo Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-rei-castanha
Trimeresurus Stejnegeri
Bothrops asper
Na Costa Rica, a bothrops asper é a cobra mais temida, pois é responsável por quase metade das picadas de cobra e por um terço de todas as hospitalizações. Elas podem ser difíceis de ver em seu habitat natural, o que as tornam ainda mais temidas.
Jararaca-ilhoa

Propaganda

Cape Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Víbora-áspide
Naja atra
Cobra-marinha-comum
Naja nivea
A naja nivea produz veneno mais poderoso do que todas as outras espécies de cobras africanas. Assim, é a cobra mais perigosa da África. Uma mordida em um humano adulto traz 60% de chance de morte se nenhum antiveneno for aplicado.

Propaganda

Russell's Viper Identifique essa cobra venenosa.
Serpente do mar de Blecher
Víbora-do-gabão
Víbora de Russell
Esta espécie foi nomeada em homenagem a Patrick Russell, o herpetólogo escocês que foi o primeiro a descrever muitas das cobras indianas. A Víbora de Russell é um membro das "quatro grandes" cobras da Índia. Os humanos matam essa cobra por sua pele e carne.
Biúta

Propaganda

Rinkhals Identifique essa cobra venenosa.
Naja cuspideira
As najas cuspideiras também são chamadas de "ringhals" que significa "pescoço anelado", devido às faixas cruzadas de cor clara geralmente encontradas ao redor da garganta. Às vezes, elas também são chamadas de Cobras Cuspidoras de Anel pelo mesmo motivo.
Cascavel-chifruda
Trimeresurus Mucrosquamatus
Mamushi

Propaganda

Jameson's Mamba Identifique essa cobra venenosa.
Víbora europeia comum
Rhabdophis Tigrinus
Boomslang
Mamba-de-Jameson
A Mamba-de-Jameson é altamente arborícola, mais do que qualquer outra espécie de mamba, e desce ao solo apenas em busca de presas. Como outras espécies de mamba, é diurna e prefere fugir do perigo.

Propaganda

King Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Notechis scutatus
Cobra-real
A cobra-real é a serpente venenosa mais longa do mundo, capaz de atingir um comprimento de 6 metros. Alimenta-se quase exclusivamente de outras cobras, embora se saiba que também come roedores e lagartos.
Taipan-do-interior
Bungarus multicinctus

Propaganda

Congo Water Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Naja christyi
A naja christyi é uma das duas únicas espécies de cobras aquáticas do mundo. Esta espécie aquática raramente anda longe de sua casa na água, e raramente é vista pelos seres humanos. É considerada como uma das cobras mais secretas do planeta.
Rhabdophis Tigrinus
Víbora-do-gabão
Cascavel

Propaganda

clarence river snake Identifique essa cobra venenosa.
Mocassim d'água
Tropidechis carinatus
O Tropidechis carinatus é encontrada em bolsões isolados da costa de Queensland e do norte de Nova Gales do Sul. Uma cobra diurna, é frequentemente vista durante o dia, alimentando-se de rãs, pequenos répteis e mamíferos.
Cobra-marinha-comum
Cascavel-diamante-ocidental

Propaganda

Mulga Snake Identifique essa cobra venenosa.
Pseudonaja affinis
Naja atra
Aipysurus Duboisii
Cobra-rei-castanha
Mesmo que a cobra-rei-castanha tolere veneno de muitas outras cobras venenosas, ela morre após contato próximo com o sapo-cururu venenoso. Este tipo de sapo é responsável por um drástico declínio do número de cobra-rei-castanha no norte da Austrália.

Propaganda

Black Necked Spitting Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Naja nigricollis
A naja nigricollis não tem sempre um pescoço preto. Às vezes pode ser cobre puro ou marrom-oliva, e às vezes pode ter listras pretas e brancas. É uma cobra muito adaptável que pode prosperar em diferentes ambientes.
Calliophis Bivirgata
Víbora chifruda
Surucucu

Propaganda

Cottonmouth Snake Identifique essa cobra venenosa.
Cobra-rei-castanha
Trimeresurus stejnegeri
Micrurus fulvius
Cobra Mocassim d'água
Como todas as víboras, a cobra mocassim d'água tem dois orifícios sensíveis ao calor, localizados entre os olhos e as narinas. Estes orifícios permitem que a cobra identifique a presa viva e ataque sem precisar vê-la fisicamente. Esta adaptação para a caça é particularmente útil depois de escurecer, quando a maioria dos corpos dos animais é mais quente que o ar ao redor deles.

Propaganda

Red Bellied Black Snake Identifique essa cobra venenosa.
Mocassim d'água
Cobra negra de barriga vermelha
A cobra negra de barriga vermelha pertence à família Elapid das cobras, o que significa que tem dentes localizados na frente de sua boca. As presas desta cobra são relativamente pequenas.
Mamba-verde-oriental
Víbora-do-gabão

Propaganda

Mexican West Coast Rattlesnake Identifique essa cobra venenosa.
Cobra da morte
Notechis scutatus
Cobra filipina
Crotalus basiliscus
Igualmente conhecida como cascavel verde da costa oeste mexicana, a crotalus basiliscus vive em áreas sem árvores no México e pode ser facilmente domada para viver nos jardins zoológicos. Nasce principalmente vermelha, mas pode mudar de cor quando adulta.

Propaganda

Eastern Green Mamba Identifique essa cobra venenosa.
Taipan-costeira
Cobra-da-floresta
Mamba-verde-oriental
As cobras mamba-verde-oriental quando jovens são verde-azulado. Elas alcançam uma coloração verde mais clara em sucessivas quedas de pele, progredindo da frente para a parte de trás do corpo.
Bothrops asper

Propaganda

Timber Rattlesnake Identifique essa cobra venenosa.
Surucucu
Crotalus horridus
A crotalus horridus não põe ovos como outras víboras. Seus ovos são mantidos dentro do corpo da fêmea até a eclosão. A ninhada média é de 5 a 20.
Jararaca
Naja siamensis

Propaganda

Mali Cobra Identifique essa cobra venenosa.
Crotalus
Cobra cuspideira katiana
Encontrada na África Ocidental, a cobra cuspideira katiana é uma espécie de cobra cuspideira. Tem a capacidade de elevar a parte superior do corpo,
Calloselasma rhodostoma
Naja siamensis

Propaganda

Jararaca Identifique essa cobra venenosa.
Naja Samar
Mamba-verde-oriental
Jararaca
A jararaca se distingue por um pequeno orifício sensorial entre cada olho e narina. Tem uma cabeça triangular larga e tem geralmente cerca de 1,2 a 2 metros de comprimento. É cinza ou marrom, marcada por uma série de diamantes de borda preta, muitas vezes delimitados por uma cor mais clara. Sua mordida pode ser fatal para os seres humanos.
Notechis scutatus

Propaganda

Puff Adder Identifique essa cobra venenosa.
Biúta
Quando perturbada, esta serpente se enrola em uma postura defensiva em forma de S e assobia ruidosamente, daí seu nome comum, Biúta. Este som é um sinal de aviso, que provavelmente não deve ser ignorado.
Bungarus multicinctus
Bothrops asper
Aipysurus duboisii

Propaganda

Você pontuou:
/50