Você consegue adivinhar esses 50 clubes de futebol pelos seus logotipos?

Por: Craig Taylor
Imagem: Wiki Commons via A.C. Milan / Vargklo

Sobre esse quiz

Independentemente de você ser um profissional de futebol que conheça todos os detalhes do esporte ou esteja apenas começando, faça este teste para ver como você se classifica. Compita contra um amigo para ver quem consegue a pontuação mais alta e descubra quem é o verdadeiro mago do futebol!

O Real Madrid é o clube de maior sucesso, não só na Espanha, com 32 títulos nacionais, mas também na Europa, onde conquistou a Liga dos Campeões da UEFA em 13 ocasiões. Um número de jogadores famosos jogaram pelo clube ao longo dos anos, incluindo Cristiano Ronaldo, Raul, Zinedine Zidane e David Beckham. Seu famoso logotipo inclui uma coroa no topo das letras MCF, que representam o Real Madrid Club de Fútbol.

O clube de futebol de maior sucesso do Reino Unido, o Manchester United dominou o esporte no Reino Unido por mais de duas décadas desde o início dos anos 90. Enquanto eles estão lutando para alcançar o mesmo patamar desde a aposentadoria de seu técnico de longa data Sir Alex Ferguson em 2013, eles possuem o jogador mais caro do futebol, Paul Pogba.

Juntamente com o Real Madrid, o FC Barcelona é talvez um dos clubes de futebol mais populares do mundo atualmente, em grande parte devido a um atraente estilo de futebol que eles jogam. Muitos dos melhores jogadores do mundo participaram do clube, incluindo Leo Messi, Neymar, Johan Cruyff, Ronaldinho e Luis Suarez.

O FC Bayern de Munique é sem dúvida o mais famoso clube de futebol da Alemanha e da Europa. Conhecido por uma forma de jogo ofensiva, o Bayern continua dominando o futebol na Alemanha, atraindo jogadores famosos de toda a Alemanha e de todo o mundo.

A Juventus atrai adeptos de futebol em todo o mundo através do seu sucesso, tanto a nível nacional como na Europa. Sua famosa tira em preto-e-branco é um dos uniformes mais reconhecidos no mundo do futebol e usada por fãs de todo o mundo.

O Arsenal é um dos clubes mais conhecidos do mundo, atuando, talvez, na principal competição de clubes do planeta, a Premier League inglesa. Dirigido durante 20 anos pelo francês Arsene Wenger, o Arsenal conquistou 13 títulos e 14 copas nacionais, incluindo a mais antiga competição de futebol do mundo, a FA Cup, em 12 ocasiões.

O Chelsea é um dos clubes ingleses mais bem sucedidos da última década, vencendo a liga nacional em quatro ocasiões (cinco vezes no total) e sete taças (12 no total). Nesse período, eles também ganharam dois títulos europeus, incluindo a Liga dos Campeões da UEFA.

Apesar de um período de sucesso na década de 1970, o Manchester City ficou atrás dos seus vizinhos mais ilustres, o Manchester United, durante grande parte da sua existência. No entanto, isso mudou significativamente nos últimos oito anos, especialmente depois que eles foram comprados pelo Grupo Abu Dhabi United em 2008. Agora City é um dos principais clubes do Reino Unido, sem medo de gastar dinheiro com jogadores de grande nomes, bem como técnicos de nível mundial, como Pep Guardiola.

Com 18 títulos nacionais, 15 triunfos na copa nacional e 11 títulos em várias competições europeias de futebol (incluindo 5 vitórias na Liga dos Campeões da UEFA), o Liverpool é provavelmente o clube britânico de maior sucesso na história do futebol. Embora o sucesso tenha sido limitado na última década, a nomeação de Jurgen Klopp revitalizou um gigante adormecido do mundo do futebol.

Juntamente com o Brasil, a Argentina é o principal país do futebol na América do Sul, com uma longa lista de jogadores de classe mundial representando o país. Talvez o mais famoso deles, Diego Maradona, jogou 91 vezes pelo seu país, marcando 34 gols. Ele jogou por muitos clubes famosos durante sua carreira, incluindo Barcelona, ​​Napoli e Boca Juniors, marcando incríveis 259 gols em 491 partidas.

Apesar de apenas se formar em 1970, após uma fusão entre Paris FC e Stade Saint-Germain, o Paris Saint-Germain é o clube de maior sucesso do futebol francês com 29 títulos nacionais, incluindo seis títulos da Ligue 1 e 22 vitórias da copa. Eles também ganharam duas competições europeias.

Embora um tanto ofuscado pelos vizinhos Real Madrid, o Atlético de Madri certamente se mantém em La Liga todos os anos. De fato, sob o comando de Diego Simeone, o time venceu o Barcelona e o Real Madrid, conquistando o título pela décima vez na temporada 2013/14. Em 2015/16 eles foram vice-campeões da Liga dos Campeões da UEFA, perdendo nos pênaltis para seus rivais do Real Madrid.

Com seu uniforme amarelo brilhante, o Borussia Dortmund é um dos clubes alemães mais reconhecidos da Europa. Famosos pelo seu estilo de jogo rápido e fluido, os jogos em casa do Dortmund no Westfalenstadion são uma experiência incrivelmente atmosférica, impulsionada pelos torcedores da margem sul, ou Yellow Wall, como é conhecido.

Com quatro vitórias na Copa do Mundo, a Itália está atrás apenas do Brasil (5) em termos de mais vitórias no principal torneio de futebol do mundo. Apelidado de Azzurra, o sucesso da Itália se baseia em uma defesa disciplinada combinada com um distinto estilo italiano no ataque.

A França certamente adora jogar torneios de futebol de prestígio em casa, vencendo a Copa do Mundo em 1998 e levando a nação ao delírio. Parecia que eles estavam destinados a fazer o mesmo na Eurocopa 2016, cruzando facilmente a final contra Portugal, apenas para ser superado pelos underdogs.

O Milan é reconhecido como um dos clubes mais bem sucedidos do mundo, com 29 ligas nacionais e troféus de copa. Eles também ganharam 18 títulos internacionais, colocando-os em terceiro lugar na lista de mais troféus internacionais conquistados atrás do Real Madrid (Espanha) e Al Alhy (Egito).

Conhecida por sua excelência técnica, a Alemanha é uma das nações do futebol mais fortes do mundo. Em 2014, eles foram coroados campeões mundiais ao vencer a Copa do Mundo no Brasil, derrotando o país natal por 7 a 1 nas semifinais a caminho do título. Na final, eles derrotaram a Argentina liderada por Lionel Messi por um gol a zero.

Simplificando, o Brasil é a seleção mais famosa do planeta! Desde sua primeira vitória na Copa do Mundo em 1958, eles ganharam o torneio cinco vezes no total, incluindo duas vezes seguidas (1958, 1962) e três vezes em quatro torneios (1958, 1962, 1970). Sua estrela indiscutível durante estes anos foi Pelé, que marcou 77 gols em 91 aparições por seu país. Ele também marcou 650 gols em 694 aparições por seu clube durante sua carreira.

Com a vitória na Copa do Mundo da África do Sul em 2010, a Espanha foi o primeiro clube da Europa a vencer o prestigiado torneio quando jogado fora das fronteiras europeias. Conhecida como La Roja (a Vermelha), a Espanha é abençoada com jogadores tecnicamente talentosos que se destacam no futebol baseado na posse, trabalhando pacientemente para derrubar a defesa da oposição. Alguns dos jogadores mais famosos do time são Xavi, Sergio Ramos, Andrés Iniesta e Iker Casillas.

Junto com os arquirrivais AC Milan e Juventus, o Inter de Milão é um dos clubes mais famosos da Itália. Desde a sua criação em 1908, a Inter ganhou 18 títulos de campeonatos nacionais, bem como 12 competições de taça. Eles possuem seis títulos europeus, incluindo três títulos da Liga dos Campeões da UEFA, o mais recente em 2009/10.

A Inglaterra certamente sempre possuiu uma base de jogadores de talento inquestionável, mas têm sempre um desempenho abaixo do potencial. Além da conquista da Copa do Mundo em 1966, onde derrotaram a Alemanha Ocidental por 4 a 2 na final em Wembley, eles ficam aquém das expectativas uma e outra vez, apesar dos jogadores do calibre de David Beckham, Wayne Rooney e Steven Gerrard, Paul Scholes e Alan Shearer.

Como um dos principais times de futebol da América do Sul, o Uruguai dominou os primeiros anos da Copa do Mundo, vencendo o torneio duas vezes em 1930 e 1950. Eles também conquistaram a Copa América 11 vezes. Na Copa do Mundo de 2014, o Uruguai avançou para as oitavas-de-final, onde foi derrotado pela Itália. O atacante Luis Suarez foi suspenso por nove jogos após a partida por ter mordido o zagueiro italiano Giorgio Chiellini.

Apesar de ter ganho sete campeonatos nacionais, o Schalke 04 não vence a Bundesliga desde 1958. No entanto, chegou perto nos últimos anos, terminando em terceiro nos dois anos 2011/12 e 2013/14. O clube tem mais de 120.000 membros.

Como um dos clubes glamurosos localizados em Londres, o último triunfo nacional do Tottenham Hotspur veio com a conquista da Copa da Liga Inglesa em 2007/08. Eles ganharam dois títulos da liga nacional, o último dos quais veio em 1960/61. Spurs, como são carinhosamente conhecidos, jogam uma forma de futebol ofensiva.

A Seleção Masculina de Futebol dos EUA apareceu em 10 Copas do Mundo e sediou o torneio em 1994. Seu melhor resultado foi em 2002, quando perdeu para a Alemanha por 1 a 0 nas quartas-de-final. Talvez a sua vitória mais famosa tenha sido na Copa das Confederações em 2009. Eles venceram a Espanha, campeã europeia, por 2 a 0 em um jogo nas semifinais, antes de perder o título para o Brasil, quando foram derrotados na final por 3 a 2.

Nos anos 80, Liverpool e Everton dominavam o futebol britânico. Entre eles, Liverpool e Everton conquistaram 8 títulos da liga e três Copas da Inglaterra. Enquanto o Liverpool tem ganho mais troféus, o armário de troféus do Everton não chega desde a última vez em que venceu a Copa da Inglaterra em 1994/95.

Com um dos esportistas mais reconhecidos do mundo, Cristiano Ronaldo, Portugal é um clube popular em todo o mundo. Apesar de terem conseguido bons resultados em torneios internacionais, incluindo o terceiro na Copa do Mundo de 1996, eles finalmente conquistaram um título importante em 2016, vencendo a França, anfitriã do Campeonato Europeu, por 1 a 0, garantindo o maior prêmio do futebol europeu.

Embora a Holanda nunca tenha vencido uma Copa do Mundo, eles foram coroados campeões europeus em 1988 com um clube que incluía Marco van Basten e Ruud Gullit no auge de sua força. Os holandeses são conhecidos pela sua atraente forma de jogar futebol, com ênfase no jogo de ataque.

Vários jogadores italianos proeminentes jogaram pelo SSC Napoli, incluindo Gianfranco Zola e Fabio Cannavaro. O Napoli é o quinto clube mais apoiado na Itália.

Com o nome de um herói da mitologia grega, o AFC Ajax é o maior clube da Holanda e possui 33 títulos nacionais, além de 18 vitórias em copas. Apesar de ainda ser muito bem sucedido, o clube é um terreno fértil para jovens talentos que logo são abocanhados por alguns dos maiores clubes da Europa. O AFC Ajax venceu a Liga dos Campeões da UEFA quatro vezes, com a sua última vitória chegando em 1994/95.

A Roma apareceu na Serie A desde a sua criação em 1927, sofrendo rebaixamentos apenas na temporada 1951/52. Baseado em Roma, o clube tem como casa o Stadio Olimpico e é apoiado por 70.000 torcedores fanáticos durante os jogos em casa. Eles venceram a liga nacional italiana em três ocasiões e também têm 11 títulos da copa nacional em seu nome.

O clube de futebol mais antigo da Espanha, o Sevilla, foi formado em 1890 com Edward Farquharson Johnston, um escocês, servindo como o primeiro presidente do clube. Eles ganharam a liga espanhola uma vez e possuem seis vitórias em copas nacionais. O Sevilla tem se destacado na Europa, conquistando cinco vitórias na Copa da Uefa / Europa na última década, além de uma vitória na Supercopa da UEFA. A Federação Internacional de História e Estatística do Futebol classificou o Sevilla como o melhor clube do mundo em 2006 e 2007.

A Suécia jogou em 11 torneios da Copa do Mundo, chegando à final em 1958, antes de perder para o Brasil. Eles também possuem dois terceiros lugares em 1950 e 1994. Talvez seu jogador mais famoso de todos os tempos seja Zlatan Ibrahimović, um avançado atacante conhecido por marcar alguns gols simplesmente chocantes. Ele jogou 116 vezes pela Suécia, marcando 62 gols em sua carreira internacional.

O West Ham United nunca ganhou um campeonato nacional na Inglaterra. O mais próximo que chegaram foi na temporada 1985/86, quando terminaram em terceiro. Eles podem contar se vangloriar por três vitórias na Copa da Inglaterra e terem fornecido três jogadores-chaves - Bobby Moore, Geoff Hurst e Martin Peters - para a seleção inglesa de 1966, que venceu a Copa do Mundo.

Ninguém acreditava que aconteceria quando eles estavam no topo da Premier League durante o Natal de 2015, mas o Leicester City provou que seus céticos erraram e venceu seu primeiro e único título nacional, impressionando tanto os especialistas quanto seus torcedores. Sua vitória do título veio de uma defesa pobre e um excelente contra-ataque, liderado pelo atacante Jamie Vardy e pelo ala Riyad Mahrez.

O México participou de 15 Copas do Mundo, nunca terminando acima do sexto lugar, um feito que conquistou em casa em 1986. Eles conquistaram, no entanto, 10 títulos do Campeonato CONCACAF e da Copa das Confederações em 1999.

Apelidado de "Os Dragões", o FC Porto nunca foi rebaixado da principal divisão do futebol português desde o início da liga, em 1934. Eles conquistaram 27 títulos nacionais, além de 36 copas nacionais. Na Europa, disputam dois títulos da Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões da UEFA, dois títulos da Taça UEFA / Liga Europa da UEFA e uma Super Taça Europeia.

O PSV Eindhoven, fundado em 1913, é um dos maiores clubes da Holanda. Juntamente com o AFC Ajax e o Feyenoord, dominaram a liga holandesa. O PSV venceu 23 campeonatos nacionais, além de 19 copas. Têm dois títulos europeus, a Taça UEFA/Liga Europa e a Taça dos Campeões Europeus/Liga dos Campeões, conquistadas em 1978 e 1988, respectivamente.

Apesar de pertencerem ao Principado do Mónaco, o AS Monaco faz parte do cenário do futebol nacional francês e está presente na Ligue 1. Venceu sete títulos nacionais franceses e cinco copas. Vários jogadores famosos jogaram pelo clube, incluindo Thierry Henry, Anthony Martial, Pierre-Emerick Aubameyang, James Rodríguez e Glen Hoddle.

A ACF Fiorentina está localizada em Florença, na região italiana da Toscana. Apesar de ter ganho dois títulos nacionais nos anos 50 e 60, a Fiorentina não conseguiu melhor do que o segundo lugar na Serie A desde 1981/82. Seu último grande troféu veio em 2000/01, quando venceu a competição da Copa da Itália.

Com jogadores como o Eden Hazard, o Vincent Kompany, o Toby Alderweireld, o Romelu Lukaku, o Christian Benteke e o Thibaut Courtois, a Bélgica certamente não tem falta de talentos no futebol de alto nível. Infelizmente, este talento não levou a um sucesso significativo em campo, apesar de muitos especialistas terem esperado que eles fossem um dos clubes a vencer na Copa do Mundo de 2014 e no Campeonato Europeu de 2016, onde terminaram em sexto e sétimo, respectivamente.

A Suíça nunca surpreendeu na Copa do Mundo ou no Campeonato Europeu. Na verdade, seu melhor esforço no torneio de maior prestígio do futebol é de três quartas de final em 1934, 1938 e 1954. Na competição principal da Europa, chegou às oitavas de final de 2016. Curiosamente, o logotipo encontrado nas camisas de futebol do país inclui as Iniciais de associações de futebol suiço em francês, italiano e alemão.

Juntamente com o AFC Ajax e o PSV Eindhoven, o Feyenoord dominou o futebol holandês. Apesar de terem ganho 14 títulos nacionais, eles ainda estão muito atrás do Ajax (33) e Eindhoven (23) e foram campeões pela última vez em 1998/99. Eles permaneceram na Eredivisie (a principal liga holandesa) desde 1921, mais do que qualquer outro clube na Holanda.

Desde o seu regresso ao futebol internacional em 1994, após o desaparecimento do Apartheid, o clube sul-africano já apareceu em três edições da Copa do Mundo, sem avançar a fase de grupos. Talvez a sua vitória mais famosa tenha sido no torneio de 2010 na África do Sul, onde venceu a França por 2-1. A África do Sul foi coroada campeã africana em 1996 ao vencer o torneio AFCON, derrotando a Tunísia por 2 a 0 na final.

O único grande troféu de futebol da Colômbia chegou em 2001 com a vitória na Copa América. A nação, no entanto, é conhecida por produzir alguns jogadores incrivelmente talentosos, nenhum mais do que James Rodríguez, artilheiro da Copa do Mundo de 2014, bem como René Higuita, um dos mais excêntricos goleiros de todos os tempos.

O Aston Villa FC foi um dos fundadores da Liga Inglesa de Futebol em 1888. Ganhou sete ligas nacionais e 12 copas nacionais, bem como a Taça dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões.

Apesar das conquistas relativas ao futebol alemão, com quatro títulos nacionais e sete vitórias em Copas, o SV Werder Bremen não teve muito sucesso desde a última taça na temporada 2008/09. Eles provaram o sucesso europeu, conquistando a Taça dos Vencedores das Taças em 1991/92.

Com 36 campeonatos nacionais e 33 vitórias em copas, o SL Benfica é um dos clubes mais bem sucedidos de Portugal. Embora o sucesso europeu atualmente os escapa, eles ganharam a Copa dos Campeões Europeus / Liga dos Campeões em duas ocasiões na década de 1960.

Junto com a Inglaterra, a Escócia é o clube mais antigo do mundo. Os dois clubes jogaram sua primeira partida em 1872! A Escócia está bem mal no torneio da Copa do Mundo, nunca passando da fase de grupos. Sua última aparição neste prestigiado evento foi em 1998.

A Superliga Sérvia foi formada em 2005. É dominada pelo FK Partizan, que venceu em sete ocasiões, enquanto o Estrela Vermelha de Belgrado conseguiu três vitórias desde a sua formação.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes