Você consegue identificar esses peixes de água doce a partir uma imagem?

Por: Bambi Turner
Image: shutterstock

Sobre esse quiz

Você consegue diferenciar um salmão de um peixe-lua, ou um lúcio de uma truta-arco-íris com apenas uma olhada rápida? Sabe quais peixes têm "bigodes", corpos parecidos com enguias ou mudam de cor durante a época de desova? Se você se considera um especialista em pescaria, prove gabaritando esse teste!

Cerca de 71 por cento do planeta é coberto por água, mas mais de 96 por cento disso é feito de água salgada na forma de oceanos. Isso deixa apenas 3% do suprimento de água do mundo na forma de água doce, que pode consistir em rios, córregos, lagos ou até mesmo geleiras.

Embora existam cerca de 30.000 espécies diferentes de peixes na Terra, mais de 40% habitam nesse pequeno volume de água doce, com os mais de 50% restantes se escondendo nos mares e oceanos. Naturalmente, esses peixes de água doce têm algumas características fisiológicas únicas que lhes permitem viver onde eles vivem. Eles não só possuem rins especializados, com brânquias destinadas a filtrar sal e gases, mas até mesmo suas escamas são diferentes - tornando mais fácil para eles moderarem a difusão de água através de sua pele.

Com tantos peixes de água doce a serem encontrados, pode ser difícil distinguir uma espécie da outra. Você acha que tem o que é preciso? Faça este teste para descobrir!

Parte da família dos peixes-lua e às vezes referido como peixe de Potter, o Achigã é nativo da América do Norte. Conhecido pela sua boca de grandes dimensões, é o peixe do estado da Geórgia, Mississippi e Indiana.

O Perca-prateada é um dos dois tipos de Pomoxis, e pode ser distinguido do tipo de Pomoxis branco pelos padrões de manchas pretas encontradas em suas escamas. Estes peixes são populares entre os pescadores porque são relativamente fáceis de apanhar, especialmente enquanto o peixe se alimenta.

O peixe-gato mais comum e mais frequentemente pescado na América do Norte, o peixe-gato-do-canal é encontrado ao longo de dois terços do leste do país. É conhecido pelo seu excepcional sentido de olfato e paladar, o que torna o peixe um eficiente comedor.

Parte da família do salmão, o Truta-arco-íris está entre os cinco peixes de caça mais populares nos Estados Unidos. Esta espécie geralmente vive de três a quatro anos na natureza, e normalmente varia de 18 a 30 centímetros de comprimento.

Também conhecido como Rei Salmão, o Salmão-Rei é a maior espécie dentro do gênero Oncorhynchus. Nativo do norte do Oceano Pacífico e dos rios do oeste da América do Norte, este peixe pode ter até um metro de comprimento e pesar 20 kg.

O Perca amarela é nativo da América do Norte. Eles podem ser distinguidos pelo seu corpo amarelo-marrom e listras verde-oliva. Uma típica Perca amarela varia de 10 a 25 centímetros de comprimento.

O mountain whitefish gosta de estar em águas claras profundas e frias. Este limpa fundo é frequentemente encontrado no Noroeste do Pacífico, na Baía de Hudson e no Rio Missouri. Tem um corpo prateado e geralmente pesa menos de 3 kg.

O peixe bluegill é um membro da família Molidae. Recebe o nome da coloração azul-escura na face e é tipicamente encontrado a leste das Montanhas Rochosas.

Encontrado na costa atlântica do Canadá e nos EUA, o Robalo riscado também é conhecido como rockfish. De acordo com documentos históricos antigos, este peixe desempenhou um papel importante em manter os primeiros colonos europeus alimentados nos séculos XVII e XVIII.

O peixe vendido em mercearias sob o nome de tilápia inclui mais de 100 espécies pertencentes à família dos ciclídeos. Este peixe leve e de fácil preparo é um dos alimentos mais consumidos nos EUA.

Encontrado em todo o hemisfério norte, o peixe lúcio tem um corpo verde-oliva que é comprido e delgado. Este peixe do estado da Dakota do Norte varia de 1,3 a 3 quilos, e também é conhecido como Esox lucius.

Os peixes-jacaré tem corpos muito longos parecidos com enguias e escamas fortes. Eles são encontrados principalmente em águas rasas em todo o norte do Caribe, e têm uma mandíbula longa e dentes afiados.

O Aplodinotus grunniens é fácil de achar devido a sua corcunda e seu escamas grande. Este peixe limpa fundo prefere iscas vivas como lagostins e peixinhos a iscas artificiais e iscas colheres.

Nativo da Europa e da Ásia, a carpa-comum pode agora ser encontrada em todo o mundo. Um peixe da espécie pode depositar um milhão de ovos por ano, tornando este peixe uma espécie invasora em muitas áreas não nativas.

O salmão prateado é um tipo de salmão do Pacífico que normalmente varia de 3 a 5 quilos. Ele tem um corpo prateado e azul escuro até o momento da desova, que é quando desenvolve os lados de um vermelho profundo e uma barriga rosada.

O peixe do estado de Oklahoma, o Chrysops Morone varia de 25 a 30 centímetros de comprimento e tem uma tonalidade verde-prateada. Eles preferem iscas vivas e podem ser encontrados nos EUA e no Canadá.

O peixe-gato-cabeçudo-castanho mede em torno de 30 centímetros e tem um corpo verde-oliva ou amarelo-marrom. Como todo bagre, tem bigodes em volta da boca que são usados ​​para ver, cheirar e provar - o que ajuda a compensar a fraca visão da criatura.

O alosa sapidissima vive no mar, mas sempre retorna a água doce para desovar. Eles podem ser encontrados em todo o Atlântico Norte e variam de 1,3 a 3,6 quilogramas. Este peixe é popular entre os comensais devido ao seu sabor delicado e alto teor de ômega-3.

O Robalo híbrido é uma mistura de Morone chrysops e Morone saxatilis. Parece semelhante ao Robalo riscado, mas pode ser distinguido dessa espécie por suas listras, que são quebradas em vez de contínuas.

Encontrada em toda a América do Norte, a Alosa Cinzenta é um tipo de peixe arenque que pode ser identificado por ter uma única mancha escura logo atrás de sua cabeça. Este peixe fino e prateado ganhou as manchetes em meados do século XX por invadir os Grandes Lagos da América do Norte e prejudicar as populações de peixes nativos.

Encontrado em todo o território dos EUA e no Canadá, o Sander canadensis pesa menos de 450 gramas em média. Este peixe assemelha-se muito ao picão-verde, mas pode ser diferenciado pela sua barbatana dorsal pintada.

O lúcio-almiscarado é o maior membro da família dos lúcios e normalmente pesa entre 6,8 e 16 quilos. Este peixe varia de prata a marrom ou verde, e é encontrado em toda a região dos Grandes Lagos e no Tennessee River Valley.

Encontrado em todo o Atlântico Norte e seus rios, o Salmão do Atlântico é uma das maiores espécies de salmão. Pode medir mais de 76 centímetros de comprimento e pesar mais de 5 quilos. Sua população é ameaçada pela pesca excessiva e destruição de habitat, há esforços de conservação em vigor para proteger seus números em algumas áreas.

O Alosa aestivalis se parece com o Alosa cinzenta e tem escamas espinhosas conhecidas como escudos ao longo de sua barriga. Este peixe é encontrado ao longo da costa leste da América do Norte e pode ser distinguido por suas costas azul-esverdeadas.

O cottus cognatus adora água fria e pode ser encontrado nos EUA, no Canadá e na Rússia. Não tem escamas e usa um movimento característico de um dardo que facilita a sua identificação.

O salmão-vermelho é encontrado no norte do Pacífico. Pode medir 90 centímetros de comprimento e até 6,8 quilos, e você consegue saber quando está a desovar pela sua tonalidade vermelha brilhante.

O Esturjão-atlântico nasce em água doce, vive a maior parte da sua vida no mar, regressa depois à água doce para desovar. Tem uma cauda de tubarão, placas ósseas em seu corpo e pode pesar até 360 quilos.

A Carpa-cabeçuda é fácil de identificar por causa de seus olhos, que estão localizados abaixo da cabeça e apontados para baixo. O peixe é cinza escuro com barriga branca, não tem dentes e sua cabeça não tem escamas.

Encontrada ao longo da costa leste da América do Norte, a Enguia-americana possui um corpo coberto de muco parecido com uma cobra, o que dificulta a identificação de suas escamas. Este peixe pode medir até 1,2 metros de comprimento e pesar até 7 quilos. E não, a Enguia-americana não é "elétrica".

Também conhecido como gambusia, o Peixe-mosquito é menor do que a maioria dos peixes - as fêmeas são maiores que os machos e têm tipicamente menos de 7 centímetros de comprimento. Eles ganham esse nome pelo amor às larvas de mosquito que servem como uma importante fonte de alimento para muitos peixes maiores.

Embora pareça um tubarão, o Peixe-serra é na verdade um tipo de arraia. Este peixe tem uma maxila alongada parecida com um bico, com dezenas de dentes ao longo das bordas. O bico geralmente representa 25% do comprimento do corpo do peixe, que pode chegar a 6 metros.

Um tipo de peixe arenque de rio, o Alosinae é uma importante fonte de alimento para as aves e peixes maiores. Seu número está diminuindo em algumas áreas, como a Baía de Chesapeake, devido à perda de habitat e ao excesso de pesca, resultando em discussões.

O Esturjão-de-lago tem a forma característica de um torpedo formado por placas ósseas. Esse limpador de fundo pode medir até 2 metros e pesar até 90 quilos.

O Carpiodes cyprin têm os primeiros raios de sua barbatana dorsal extra-longos, formando uma delicada pena. Este peixe assemelha-se a uma carpa, mas tem uma corcunda, com barbilhão em volta da boca como um peixe-gato.

O peixe-rei é comumente encontrado nos Grandes Lagos, assim como em muitos lagos da Europa. Este pequeno peixe prateado geralmente não tem mais de 20 cm e é frequentemente cozido e comido inteiro.

Quer ver uma verdadeira história de terror no mar? Olhe dentro da boca de uma lampreia. Este peixe tem um corpo parecido com uma enguia, com fileiras circulares de dentes em sua boca que parecem algo saído de um pesadelo.

O Crystallaria cincotta têm suas escamas translúcidas que refletem a luz do sol. Comum na bacia do rio Ohio, este peixe com um padrão cor de azeitona geralmente varia de 7,6 a 12,7 centímetros de comprimento.

Nativo da África e da Ásia, o Channidae é uma espécie invasora notória em muitas outras partes do mundo. Variando de 25 centímetros a mais de 91 centímetros de comprimento, este peixe pode respirar ar, permitindo-lhe viajar grandes distâncias em terra.

O peixe-lua inclui mais de 37 espécies, todas nativas da América do Norte. Esta família de peixes é popular entre os pescadores, mas o peixe não é vendido para consumo, embora a maioria possa ser comido.

O menor membro da família das carpas, o peixe-dourado é popular em aquários domésticos. Eles vêm em muitas variedades de cor além da laranja dourada básica, e a maioria é bem pequena, embora peixes-dourados tenham sido encontrados em cativeiro pesando 900 gramas ou mais.

A carpa-do-limo se alimenta principalmente de plantas aquáticas, por isso é muitas vezes colocada em áreas não-nativas para ajudar a controlar as ervas daninhas debaixo d'água. Por necessitar de condições muito específicas para se reproduzir, pode ser introduzido em novos habitats com pouca ameaça às espécies nativas.

Um peixe popular de pesca esportiva, a truta-marrom é prata com manchas pretas e uma parte inferior branca. Elas variam muito em tamanho, com algumas tão pequenas quanto 900 gramas e outras pesando 18 quilos ou mais.

Parte da família do peixe-lua, o Achigã-boca-pequena é marrom, com listras marrons escuras e olhos vermelhos característicos. Eles pesam o máximo de 5 quilos e têm pouco mais de 61 centímetros de comprimento.

O peixe Donzela requer temperaturas frias para a reprodução, por isso é frequentemente encontrado bem ao norte. Tem um bigode, ou barbilhão, como um bagre, mas tem um corpo longo e furtivo como uma enguia.

A menor e mais prevalente espécie de salmão do Pacífico, o salmão-rosado começa na cor prata, mudando de cor quando desova. Pesando cerca de 2 quilos, este peixe pode ser identificado pelas características manchas pretas ovais ao longo das costas.

About HowStuffWorks Play

How much do you know about dinosaurs? What is an octane rating? And how do you use a proper noun? Lucky for you, HowStuffWorks Play is here to help. Our award-winning website offers reliable, easy-to-understand explanations about how the world works. From fun quizzes that bring joy to your day, to compelling photography and fascinating lists, HowStuffWorks Play offers something for everyone. Sometimes we explain how stuff works, other times, we ask you, but we’re always exploring in the name of fun! Because learning is fun, so stick with us!

Explore mais quizzes