Quão bem você conhece os ensinamentos de Jesus e do Evangelho?

Por: Torrance Grey
Imagem: Shutterstock

Sobre esse quiz

Os evangelhos, contendo a história e os ensinamentos de Jesus, são a base do Novo Testamento. Alguns editores da Bíblia consideram as próprias palavras de Jesus tão importantes que as imprimiram em vermelho. Você tem um sólido entendimento desta parte da Bíblia? Descubra agora com o nosso quiz!

Qual é o sermão mais famoso de Jesus?

Alguns dos aforismos mais conhecidos dos evangelhos vêm desse sermão, que começa em Mateus capítulo 5. Inclui os provérbios: "Você é a luz do mundo" e "Se o seu olho direito o fizer pecar, arranque-o e lance-o fora. É melhor perder uma parte do seu corpo do que ser todo ele lançado no inferno".

Onde Jesus escolheu começar sua carreira de pregador?

Estudiosos da Bíblia acreditam ser possível que Jesus, que foi treinado como carpinteiro, tenha trabalhado na reparação de barcos na Galiléia. Assim, os primeiros homens que ele chamou para serem seus discípulos, os pescadores Pedro, André, Tiago e João, podem ter sido amigos que ele conheceu nessa posição.

Em seus ensinamentos, Jesus às vezes se refere aos gentios. Quem eram eles?

Qualquer um que não fosse judeu é um gentio. O termo ainda está em uso hoje, e agora inclui cristãos, embora os primeiros seguidores de Cristo fossem judeus.

Jesus contou histórias para ilustrar seus pontos. Como essas histórias são comumente chamadas?

Se você está se perguntando por que as "fábulas" não funcionariam aqui também, porque as fábulas também ensinam lições, um professor de inglês diria que tradicionalmente as fábulas são histórias em que os animais falam e se comportam como pessoas. As histórias de Jesus tinham os humanos como assunto.

Qual é o nome da lista de virtudes que começa "Bem-aventurados os pobres em espírito"?

A expressão "bem-aventurança" geralmente significa "bênção", porque Jesus começou cada uma delas com as palavras "Abençoados são ..." Elas servem como uma espécie de "novos Dez Mandamentos", exceto que, como exposto em Mateus 5, existem apenas nove delas.

Qual é o nome da oração que Jesus esboça no capítulo 6 de Mateus?

O Pai Nosso termina com a frase "e nos livra do mal". As palavras finais "Porque teu é o reino, e o poder e a glória para todo o sempre, amém" são uma adição posterior, comumente ouvida nas igrejas protestantes.

"Não deixe sua mão esquerda saber o que sua mão direita está fazendo" refere-se a que prática?

A prática judaica daquela época conferia muita importância a dar dinheiro aos pobres (e ainda o faz até hoje). Jesus também acreditava nisso, mas queria que esses seguidores fossem modestos em relação à doação, não fazendo uma demonstração disso.

Jesus disse: "Eu não venho abolir (a lei), mas sim ______".

Jesus disse isso durante o Sermão da Montanha, provavelmente porque seus ouvintes, que possivelmente eram todos judeus, precisavam desesperadamente de confiança nesse ponto. Muito do que Jesus estava dizendo conflitava com o que haviam aprendido durante toda a vida - sobre divórcio, sobre oração, sobre os mandamentos em geral. Aqui, Jesus está assegurando-lhes que ele não está dizendo a eles para renunciar a sua herança religiosa e cultural, mas para vê-lo sob uma luz diferente.

Qual desses dizeres NÃO está no Sermão da Montanha, conforme registrado em Mateus?

Nós especificamos o livro de Mateus aqui porque Mateus relata o Sermão com maior extensão do que os outros evangelhos. No entanto, deve-se notar que alguns estudiosos acreditam que Mateus incluiu ensinamentos de outras ocasiões neste segmento de três capítulos - o autor privilegiou longos trechos de ensinamentos de uma só vez.

Qual desses ensinamentos é agora conhecido como a Regra de Ouro?

Jesus disse que este simples mandamento atenderia a lei e os profetas. Também ressalta a principal diferença entre os ensinamentos de Jesus no Sermão da Montanha e a lei da época - o envolvimento do coração ou as intenções de fazer a coisa certa. Este ponto surge de novo e de novo no Sermão.

Qual destes é o nome de um demônio que Jesus expulsou de um homem?

Em Marcos capítulo 5, Jesus encontra um homem assombrado por demônios e pergunta ao espírito que o possuía o seu nome. O homem responde: "Meu nome é Legião; porque somos muitos". Jesus envia os espíritos para uma manada de porcos, que depois correm para o mar e se afogam.

Os ensinamentos de Jesus foram cada vez mais rejeitados pelos fariseus. Quem eram eles?

Durante o período do Segundo Templo, no qual Jesus viveu, os fariseus eram líderes religiosos. Eles eram rivais dos saduceus, que eram mais da classe alta e menos populistas que os fariseus.

Quando Jesus enviou seus discípulos para pregar, como isso foi chamado?

Hoje, muitas vezes pensamos em uma "comissão" como algo que um vendedor ganha em uma venda. Mas neste caso, Jesus está "comprometendo" seus discípulos com um certo caminho na vida - o de ensinar, curar e expulsar demônios.

Jesus queria que seus discípulos pregassem para os gentios?

Em Mateus 10, Jesus diz: "Não vá a nenhum lugar entre os gentios ... mas vá até as ovelhas perdidas da casa de Israel". É mais tarde, no livro de Atos, que o evangelho começa a se espalhar amplamente para os povos não-judeus.

Termine a frase: "Eu vim não para trazer a paz, mas _______".

Jesus está dizendo aqui que sua mensagem vai dividir o mundo. Até mesmo "lançará um homem contra seu pai e uma filha contra sua mãe". (Mateus 10:35)

O que Jesus disse a seus discípulos que levassem com eles em suas viagens?

Jesus disse a seus discípulos para não levar praticamente nada com eles enquanto viajavam e pregavam, "nem mesmo uma túnica extra" (Lucas 9: 3). Jesus era muito mais inflexível quanto à pobreza como uma virtude do que a maioria dos evangelistas da TV de hoje gostaria de reconhecer!

Jesus ilustrou a qualidade da misericórdia na parábola do bom ________.

Os samaritanos e os judeus, povos vizinhos, eram inimigos nessa época. Na parábola de Jesus, um homem que é roubado e espancado por ladrões é ignorado por um sacerdote e um levita, mas ajudado por um samaritano.

A que Jesus compara o reino de Deus?

Jesus estava dizendo que o reino de Deus teria origens humildes, mas se tornaria algo imenso. Da mesma forma, um grão de mostarda é pequeno, mas se torna uma árvore alta.

Termine a frase: "Se o______ perdeu o sabor, como pode ser ______ de novo?"

As pessoas da época de Jesus não sabiam disso (pelo menos em termos científicos), mas sem sódio, seu corpo não pode mover a água para dentro de suas células; é por que é o sal importante. Isso torna a metáfora de Jesus sobre a importância do zelo religioso ainda mais significativa.

Jesus comparou um camelo passando pelo buraco de uma agulha com_______.

Para entender essa história, você deve saber que Jerusalém tinha uma porta de entrada tarde da noite, chamada Olho da Agulha, para quando os portões da cidade estivessem trancados. Para passar, um camelo tinha que ter sua carga (transportando mercadorias) removida e ficar de joelhos. O paralelo de um homem rico que deve desistir de seus bens e humilhar-se é claro.

Os fariseus ficaram escandalizados, mais de uma vez, por Jesus curar os enfermos sob quais circunstâncias?

Para os judeus praticantes - como os Judeus Ortodoxos de hoje - até mesmo acender uma fogueira no sábado era proibido. Mas Jesus defendeu sua escolha de fazer o trabalho de cura no sábado, comparando-a a salvar um animal ou criança de um poço, o que foi permitido pela lei judaica.

A que Jesus compara seus seguidores?

Freqüentemente, Jesus compara seus seguidores a coisas pequenas, inocentes ou impotentes. Ele lhes disse: "Eu envio vocês como ovelhas entre os lobos", mas também que "nenhum pardal cai no chão" sem Deus saber disso, e "vocês não são mais valiosos do que um pardal?"

No livro de Marcos, geralmente considerado o primeiro evangelho escrito, as primeiras palavras de Jesus são ...

"Preparai o caminho do Senhor", era João Batista citando Isaías. João sentiu que estava cumprindo as palavras de Isaías ao preparar o caminho para Jesus, que depois de seu batismo foi à Galiléia e fez o anúncio do reino de Deus.

Complete esta linha da Oração do Senhor: "Dê-nos este dia nosso _______".

Esta linha ressalta que nossas necessidades físicas devem ser confiadas a Deus. (Não que isso impeça muitos cristãos de se preocuparem com a economia, seus planos de aposentadoria e encontrar a melhor taxa de juros de hipotecas).

Complete esta frase na Oração do Senhor: "Perdoa-nos a nossa _____ ..."

Esta linha é também do Pai Nosso. Traduções mais antigas da Bíblia favorecem "dívidas", enquanto versões mais recentes frequentemente usam a palavra "transgressões".

Jesus disse que conheceremos os falsos profetas por seus ______.

Jesus muda rapidamente as comparações aqui, começando por dizer que falsos profetas irão entre as pessoas como "lobos ... em pele de ovelha". (Mateus 7:15) Mas então ele usa o exemplo de uma árvore e seu fruto: "Você os conhecerá pelos seus frutos", ou suas ações.

Quando Jesus disse: "Deixem as crianças virem a mim", o que "deixem " significa?

"Deixar" costumava significar "permitir" ou "tolerar". Nós raramente ainda o ouvimos nessa função, mas algumas traduções da Bíblia usam o antigo termo sobre Jesus ensinando as crianças.

Qual profeta Jesus costuma citar?

Por exemplo, aos fariseus, Jesus recita: "Este povo me honra com os lábios, mas o coração deles está longe de mim". O orador nas palavras de Isaías é Deus, não o próprio Isaías. Jesus está comparando os fariseus com as pessoas que estão sendo condenadas.

Jesus compara os fiéis a ovelhas. Os infiéis são comparados a que, os quais serão "separados" dessas ovelhas?

Deus, diz Jesus, separará os fiéis dos infiéis como carneiros de bodes. A associação de bodes à injustiça pode refletir uma antiga tradição de colocar os pecados da comunidade simbolicamente em um bode e enviá-la ao deserto - uma prática conhecida como "bode expiatório".

Quantas vezes, de acordo com Jesus, devemos perdoar alguém que peca contra nós?

Essencialmente, Jesus está dizendo "quantas vezes for necessário". Foi o discípulo, Pedro, que sugeriu sete vezes - ele parece ter pensado que este era um número generoso.

Jesus disse que os primeiros serão ____.

A declaração "Os primeiros serão os últimos e os últimos serão os primeiros" é a maneira de Jesus dizer que Deus vai acabar com as nossas expectativas de quem merece glória no reino dos céus. Aqueles que se humilharem serão os maiores à vista de Deus.

Jesus instruiu seus discípulos a darem a Deus o que é de Deus e ________.

Se os bons judeus deveriam pagar impostos a seus conquistadores romanos era um ponto de debate; os fariseus tentavam armar uma cilada para Jesus com essa questão. Jesus respondeu assinalando, mais uma vez, que o dinheiro não é importante no reino de Deus.

Com que nome Jesus costuma chamar a si mesmo?

Os cristãos praticantes freqüentemente explicam isso dizendo que Jesus era "totalmente homem e totalmente Deus", mas isso não explica por que Jesus usa o título de "Filho do Homem" com muito mais frequência do que se chamar de "Filho de Deus". Os teólogos também não têm uma explicação clara para o que o nome significa. Alguns sugerem que ele está pegando emprestado o termo das profecias de Daniel, que se refere a ver um "Filho do Homem" vindo em glória dos céus.

Mateus 24 é famoso por predizer o que?

Mateus 24 faz previsões arrepiantes sobre um tempo de grande sofrimento e fenômenos naturais aterrorizantes, como o sol e a lua sendo escurecidos. Mas também promete que "aquele que perseverar até o fim será salvo".

Quem, de acordo com Jesus, conhece o dia e a hora do fim do mundo?

Jesus diz "ninguém conhece, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai". Aqui ele parece estar fazendo uma distinção entre ele mesmo e Deus, que enfraquece o artigo de fé cristão de que Jesus é Deus.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes