Este conhecimento geral histórico é verdadeiro ou falso?

By: Isadora Teich
Estimated Completion Time
2 minuto
Este conhecimento geral histórico é verdadeiro ou falso?
Imagem: YouTube

Sobre este teste

Há muitas coisas que todos sabem, mas ao longo da história, pequenos mal-entendidos levaram a enormes lacunas de conhecimento. Você distingue fatos da ficção? Teste seu conhecimento histórico com este quiz do HowStuffWorks!
Henrique VIII teve 6 esposas.
Verdadeiro
O Rei da Inglaterra Henrique VIII é conhecido por ter tido 6 esposas diferentes, e até mesmo deixar a Igreja Católica e começar a Igreja da Inglaterra, para poder se divorciar de uma delas. Suas esposas foram Catarina Parr, Catarina Howard, Ana de Cleves, Jane Seymour, Ana Bolena e Catarina de Aragão.
Falso

Propaganda

Nos Estados Unidos, a escravidão acontecia apenas nos estados do sul.
Verdadeiro
Falso
A escravidão existiu em todas as 13 colônias britânicas originais. Segundo algumas fontes, a cidade de Nova York foi construída em grande parte por escravos, que eram cerca de 1/5 da população total da cidade.

Propaganda

Ao longo da história, cerca de 600.000 pessoas foram mortas por serem bruxas.
Verdadeiro
Na Europa medieval, a caça às bruxas era um assunto sério. Estima-se que cerca de 600.000 homens e mulheres foram executados após serem acusados de bruxaria.
Falso

Propaganda

As primeiras feministas estavam preocupadas principalmente com a liberação sexual.
Verdadeiro
Falso
As feministas das décadas de 1960 e 1970 concentraram-se principalmente em objetivos econômicos, melhores salários, melhor acesso a empregos com salários mais altos, licenças médicas, assistência médica e o trabalho que as mulheres fazem para suas famílias ser reconhecido, respeitado e facilitado através de coisas como cuidados de qualidade para as crianças e licença parental remunerada.

Propaganda

Devido à política do filho único na China, muitas meninas foram abandonadas todos os anos.
Verdadeiro
Entre 1979 e 2015, a China aderiu a uma política rígida em que os casais só poderiam ter um filho. Devido a isso, dezenas de milhares de meninas eram abandonadas pelos pais todos os anos.
Falso

Propaganda

Os Estados Unidos sempre funcionou como uma democracia.
Verdadeiro
Falso
Em uma democracia verdadeira, todo cidadão tem direto ao voto, o que não é o caso nos EUA. Ao longo da história, políticos e outros tomaram grandes medidas para excluir mulheres, americanos negros e norte-americanos pobres de votarem. De fato, devido ao colégio eleitoral, os cidadãos não podem eleger diretamente um presidente.

Propaganda

O Julgamento das Bruxas de Salem foi causado por um fungo alucinógeno que infectou o povo de Salem.
Verdadeiro
Falso
Existe um mito generalizado de que os julgamentos das bruxas de Salem foi causado por envenenamento em massa por ergot. Ergot é um fungo natural que pode crescer no centeio em condições úmidas. Apesar de muitas pessoas acreditarem nisso, isso está incorreto.

Propaganda

Inglês foi a primeira língua europeia falada na América.
Verdadeiro
Falso
Havia colônias de língua espanhola nas Américas muito antes de haver falantes de língua inglesa. O primeiro deles foi Santo Agostinho, fundado em 1565 no que mais tarde se tornaria a Flórida.

Propaganda

Dentaduras costumavam ser feitas com dentes humanos.
Verdadeiro
Em meados do século 19, dentaduras eram comumente feitas com dentes retirados da boca de soldados mortos. George Washington tinha dentaduras feitas parcialmente com dentes de seus escravos.
Falso

Propaganda

Cristóvão Colombo descobriu a América
Verdadeiro
Falso
Enquanto os indígenas viveram nas Américas por milhares de anos antes de Colombo aparecer, ele não foi o primeiro europeu a pisar lá. Leif Eriksson foi o primeiro europeu a pisar nas Américas. O explorador viking pousou aqui em aproximadamente 1000 dC.

Propaganda

Os fundadores dos Estados Unidos assinaram a Declaração de Independência em 4 de julho de 1776.
Verdadeiro
Falso
Enquanto o documento foi anunciado em 4 de julho, houve alguma discussão, esclarecimento, debate e preparação até que a cópia final estivesse pronta para ser assinada em 2 de agosto de 1776.

Propaganda

Os astecas faziam sacrifícios humanos.
Verdadeiro
Ambos maias e astecas viam o sacrifício humano como um importante rito religioso. Os maias eram conhecidos por sacrificarem as pessoas aos deuses puxando seus corações para fora do peito enquanto ainda batiam.
Falso

Propaganda

Stonehenge era usado como cemitério.
Verdadeiro
Há muitos mistérios em torno de Stonehenge e todos os seus usos, mas especialistas sabem que foi usado como cemitério. Cerca de 200 pessoas foram enterradas em seu solo.
Falso

Propaganda

O Grande Incêndio de Chicago começou quando uma vaca derrubou uma lanterna.
Verdadeiro
Falso
Esse mito foi escrito por um repórter para o "Chicago Republican", que mais tarde confessou ter inventado. Ninguém sabe o que realmente iniciou esse enorme incêndio, que durou dois dias consecutivos em 1871 e causou danos de US$200 milhões.

Propaganda

Os Estados Unidos foi o primeiro país a desenvolver armas nucleares.
Verdadeiro
Os Estados Unidos foi o primeiro país a desenvolver armas nucleares e o único a usá-las em uma guerra de grande escala. Os EUA lançaram bombas nucleares nas cidades japonesas de Hiroshima e Nagasaki durante a Segunda Guerra Mundial.
Falso

Propaganda

A transmissão de rádio da Guerra dos Mundos, de H. G. Wells, causou histeria em massa por todo os Estados Unidos.
Verdadeiro
Falso
Essa história foi amplamente exagerada pela mídia impressa. Eles se sentiam ameaçados pela popularidade do rádio e tentavam desacreditá-lo para seu próprio benefício.

Propaganda

Durante décadas, o governo australiano levou as crianças aborígines de seus pais.
Verdadeiro
Durante a maior parte do século 20, o governo australiano tirou as crianças aborígines de seus pais e as obrigou a rejeitar sua herança. Eles são chamados de Gerações Roubadas.
Falso

Propaganda

Os peregrinos deixaram a Inglaterra em busca de liberdade religiosa.
Verdadeiro
Falso
Enquanto os peregrinos queriam a liberdade de praticar sua fé, eles não acreditavam em uma separação entre igreja e estado ou genuína tolerância religiosa ou liberdade. Eles baniram qualquer um que não se encaixasse perfeitamente em seus ideais, às vezes até no auge do inverno.

Propaganda

Nazistas eram socialistas.
True
False
Enquanto Nazi significa Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães, as verdadeiras posições que o partido nazista adotou não tinham nada a ver com o socialismo real, uma plataforma política na extrema esquerda. Os nazistas promulgaram o fascismo, que é uma plataforma política na extrema direita.

Propaganda

Os vaqueiros trabalhavam sozinhos nos campos.
Verdadeiro
Falso
Enquanto os vaqueiros são frequentemente retratados nos filmes como misteriosos e solitários homens brancos, na vida real eles trabalhavam em grandes grupos para enfrentar os muitos perigos de suas funções. Além disso, cerca de um quarto dos caubóis eram homens de ascendência africana que deixaram a pobreza e a violência do sul para ganhar a vida conduzindo o gado através das planícies.

Propaganda

O ditador da URSS, Joseph Stalin, foi responsável por mais mortes do que Adolf Hitler.
Verdadeiro
Ao longo da Segunda Guerra Mundial, os nazistas assassinaram entre 15 e 20 milhões de pessoas no Holocausto. Entre 1929 e 1953, Stalin matou entre 20 e 60 milhões de pessoas.
Falso

Propaganda

Uma mulher estabeleceu a primeira clínica de controle de natalidade.
Verdadeiro
Margaret Sanger foi uma ativista dos direitos das mulheres que desempenhou um grande papel na promoção dos direitos reprodutivos. Ela foi presa por um mês em 1917 depois de abrir a primeira clínica de controle de natalidade.
Falso

Propaganda

Em 1775, Paul Revere fez uma longa viagem para avisar as pessoas que o exército britânico estava chegando.
Verdadeiro
Falso
O mito da viagem de Paul Revere vem de um famoso poema de Henry Wadsworth Longfellow. Na época, os colonos ainda se consideravam britânicos, e andar pelas ruas gritando "Os britânicos estão chegando!" teria significado muito pouco para eles.

Propaganda

Vlad, o Empalador, inspirou o Drácula de Bram Stoker.
Verdadeiro
Este governante romeno empalou 20.000 turcos otomanos e também era conhecido por encharcar o pão com o sangue de seus inimigos e comê-lo. Seu jeito sedento de sangue e um nome de família assustador, inspiraram Bram Stoker quando ele estava criando seu famoso vampiro, Drácula.
Falso

Propaganda

A Proclamação da Emancipação libertou todos os escravos do sul.
Verdadeiro
Falso
Quando Abraham Lincoln emitiu a Proclamação da Emancipação, o sul já havia deixado a América e formado a Confederação. Enquanto esta ordenação provocou revolta, como era pretendido, ela na verdade não libertou um único escravo.

Propaganda

Cleópatra foi o último faraó do Egito.
Verdadeiro
Os gregos conquistaram o Egito em 332 aC e criaram sua própria dinastia chamada Dinastia Ptolemaica. Esta dinastia terminou em 30 aC com a morte de Cleópatra e a conquista do Egito por Roma.
Falso

Propaganda

Os médicos costumavam não dar analgésicos às mulheres durante o parto.
Verdadeiro
Na América colonial, as mulheres não podiam receber analgésicos durante o parto. Elas deveriam sofrer como punição por Eva ter comido o fruto proibido no Jardim do Éden.
Falso

Propaganda

Vikings usavam capacetes com chifres.
Verdadeiro
Falso
Enquanto os vikings são frequentemente retratados com homens trajando grandes capacetes com chifres, não há evidências para sustentar que eles os usavam. Esta ideia tornou-se popular através de representações de Vikings na ópera alemã.

Propaganda

O Império Mongol foi o maior império contínuo terrestre de todos os tempos.
Verdadeiro
O Império Mongol iniciado pelo conquistador Genghis Khan durou de 1206 a 1368. Ela se estendia por toda a Eurásia.
Falso

Propaganda

George Washington foi o único presidente dos EUA a não pertencer a nenhum partido político.
Verdadeiro
George Washington foi o primeiro presidente da América. Ele não só não pertencia a nenhum partido político, como advertiu os outros fundadores sobre iniciá-los.
Falso

Propaganda

Júlio César foi o primeiro bebê a nascer por cesariana.
Verdadeiro
Falso
Compartilhar um nome com esse procedimento é tudo o que o famoso Imperador Romano tem em comum com ele. O fato de sua mãe ter sobrevivido ao nascimento é prova de que ele não nasceu dessa maneira, porque na Roma Antiga as mulheres não sobreviveriam às cesarianas.

Propaganda

Napoleão Bonaparte era baixo.
Verdadeiro
Napoleão Bonaparte tinha 1,68m, o que é baixo para os padrões de hoje, mas era a média de um homem do seu tempo. As pessoas acham que esse equívoco pode ter ocorrido devido a um mal-entendido. Os ingleses e os franceses usavam diferentes sistemas de medição na época.
Falso

Propaganda

Benjamin Franklin inventou as lentes bifocais.
Verdadeiro
Embora Franklin não tenha sido a única pessoa a criá-las independentemente, ele está entre os primeiros a usá-las e criá-las. Ele as popularizou.
Falso

Propaganda

Thomas Jefferson libertou todos os seus escravos quando morreu.
Verdadeiro
Falso
Thomas Jefferson teve centenas de escravos e só libertou 5 quando morreu. O resto foi vendido como parte de sua propriedade.

Propaganda

Louisiana costumava ser um território francês.
Verdadeiro
O estado da Louisiana era originalmente parte de um território francês conhecido como o Território da Louisiana. Em 1803, os EUA compraram esse território da França e quase dobraram seu tamanho.
Falso

Propaganda

Você pontuou:
/35