Você consegue nomear todos esses tipos comuns de equipamentos de construção?

Por: Bri O.
Imagem: Shutterstock

Sobre esse quiz

Você já se pegou assistindo um grande canteiro de obras em um momento qualquer em que você está passando, se imaginando operando esse guindaste ou sentado na cabine daquele trator de esteira? Claro, todo esse equipamento parece legal à distância, mas você sabe o que cada uma dessas máquinas realmente faz? Se você se considera um especialista de canteiro de obras, você tem o necessário para fazer este teste.

Não foi há tanto tempo que tudo o que era necessário para construir uma casa era uma pilha de madeira, algumas ferramentas básicas e umas costas fortes. Enquanto é certamente possível construir coisas à maneira antiga, há muitas boas razões para a quantidade de equipamento num canteiro de obras ter aumentado dramaticamente no último século.

Não somente é muito mais fácil e rápido construir um edifício usando equipamentos modernos, mas também é muito mais seguro - isto é, supondo que todo o equipamento seja usado corretamente. Guindastes, escavadeiras e outras máquinas permitem que os edifícios subam a novas alturas e possibilitem a limpeza de pedras pesadas, passagem por montanhas ou escavações em solos resistentes que poderiam ter sido um obstáculo impenetrável.

Agora que você sabe por que todo esse novo equipamento de construção é importante, você acha que consegue distinguir uma máquina da outra? Faça nosso quiz para descobrir.

O primeiro modelo de trator de esteira foi desenvolvido na década de 1920, tendo como base de inspiração o trator. O trator é normalmente usado para mover grandes quantidades de material, como sujeira ou areia.

As origens da empilhadeira podem ser rastreadas até 1917 com a invenção do Tructractor, que era um caminhão simples usado para mover materiais de um lado para o outro. Alguns anos depois, o primeiro elevador hidráulico foi adicionado a caminhões selecionados. Em 1923, a empresa Yale expandiu os projetos originais, adicionando um elevador em forma de garfo capaz de levantar cargas pesadas do solo acima da altura do caminhão.

O tombador é distinguível pela caçamba que está na frente do veículo e a cabine (área do motorista) está atrás. Enquanto que um caminhão basculante tem a sua cabine na frente e a carga atrás.

Uma britadeira é a combinação mecanizada de um cinzel e um martelo. Este maquinário pesado (até 45 kg) é usado para quebrar materiais duros, como rocha ou concreto. A britadeira é considerada um dispositivo pneumático, o que significa que ela opera usando ar ou gás pressurizado (comprimido).

Rochas que são grandes demais para serem quebradas por uma britadeira menor são colocadas em máquinas conhecidas como escavadeira com martelete. Este equipamento de construção é mais utilizado pelos mineiros.

Os tapetes de plataforma são usados ​​com mais frequência em campos de petróleo sob plataformas de perfuração, outros equipamentos pesados ​​e para passarelas. A durabilidade leve do tapete de plataforma permite que ele seja usado em terreno plano, rochoso e instável.

Com raízes que remontam ao século 19, as escavadeiras podem ser usadas para tudo, desde paisagismo até construção em larga escala. Seu principal uso é cavar ou retirar material. As primeiras escavadeiras hidráulicas foram usadas no século XX.

A mini-carregadeira foi inventada em 1960 para responder à necessidade de tornar o trabalho físico mais fácil para os trabalhadores e ao mesmo tempo mais eficiente.

O primeiro trator de esteira rolante oficial foi inventado nos anos 50, mas versões anteriores incompletas datam de 30 anos antes, nos anos 20. A máquina atingiu seu auge de popularidade nos anos 60, e desde então tem sido substituída, na maioria dos lugares, por escavadeiras hidráulicas.

Os antigos gregos são responsáveis ​​por inventar o primeiro modelo do guindaste, que era operado pela força humana e animal, e não por máquinas, motores ou sistemas hidráulicos. O guindaste difere do guincho, pois ele consegue mover materiais pesados ​​tanto verticalmente quanto horizontalmente, enquanto que o guincho só consegue levantar materiais verticalmente.

O estilete é geralmente uma lâmina fixa, que pode ser retraída na alça para mantê-la em segurança quando não estiver em uso. As lâminas dos estiletes mais modernos são normalmente substituíveis.

A primeira patente para uma betoneira motorizada foi concedida em 1916. Ela usava pás de madeira para mexer a mistura de cimento, mas só conseguia funcionar quando as rodas do carrinho se moviam fisicamente, e era muito lento. Um modelo moderno de betoneira foi lançado após a Segunda Guerra Mundial, durante uma expansão rápida da indústria.

Antes da invenção do capacete, o alcatrão e o couro eram usados para proteger a cabeça dos trabalhadores. O "chapéu duro" - era feito com cola, tela vaporizada e uma tinta preta - foi patenteada em 1919. A partir de 1931, os projetos selecionados, como a Represa Hoover, começaram a exigir que os trabalhadores utilizassem capacetes como medida de segurança.

O exército providencia pás de trincheira dobráveis, chamadas de ferramenta de refúgio dobrável, que geralmente estão disponíveis para os civis adquirirem em lojas de excedentes do Exército e on-line. As pás de trincheira foram vitais para a sobrevivência dos soldados na Primeira Guerra Mundial com a adoção da guerra de trincheiras, e eram frequentemente usadas como armas para combate próximo nas trincheiras, já que as outras armas disponíveis eram longas demais para os estreitos alojamentos.

A motoniveladora é um veículo equipado com uma lâmina grande, usada para cavar a terra ou nivelar o solo de acordo com um certo grau.

O modelo mais comumente usado hoje foi patenteado no final dos anos 90, com um modelo anterior sido patenteado no final dos anos 80. A ideia de um nível a laser existia desde o início dos anos 70.

As torres de iluminação móvel são usadas para construção, mineração, demolição, serviços de emergência, produção cinematográfica, eventos esportivos, refinação de petróleo e necessidades agrícolas. Algumas são alimentadas por geradores, outras por eletricidade e energia solar.

A pavimentadora também pode ser chamada de pavimentadora de asfalto. Existe uma pavimentadora específica para a colocação de concreto, chamada de pavimentadora de concreto, que suaviza o concreto pré-moldado com um contrapiso.

O alisador de concreto é um equipamento de construção menor e mais leve usado para polir e dar acabamento suave ao concreto. Os alisadores de concreto podem ser de montar ou de empurrar por trás.

As pás quadradas são geralmente usadas para transferir materiais soltos, não para escavação, jardinagem ou abertura de valas. Materiais soltos seriam coisas como carvão ou pedra.

Daniel Palmer-Jones é considerado o "avô" do andaime, tendo inventado e patenteado no início de 1900 muitas das peças ainda em uso atualmente. No entanto, a história do andaime remonta muito mais do que isso, com evidências de sistema de andaimes com mais de 17.000 anos do período paleolítico.

Uma borda de andaime é geralmente um simples 2x4 pregado horizontalmente em um telhado para que os trabalhadores possam usá-lo como uma precaução de segurança para atravessar o telhado. A tábua de madeira impediria que os trabalhadores caíssem do telhado se perdessem o equilíbrio. Isso permite que os trabalhadores descartem seus cintos de segurança, o que permite que eles permaneçam livres enquanto se movimentam.

A bola de demolição foi mais usada nos anos 50 e 60, mas perdeu popularidade com a ascensão de máquinas como escavadeiras hidráulicas. Mais recentemente, a máquina fez um retorno no sucesso de 2013 de Miley Cyrus, "Wrecking Ball".

As retroescavadeiras são menores e mais precisas do que outras máquinas que atendem a propósitos semelhantes, o que as tornam mais adequadas para áreas urbanas, onde há espaço limitado disponível para atividades de construção. A primeira retroescavadeira foi produzida pela Wain-Roy Corporation em 1947 e a primeira retroescavadeira hidráulica foi vendida em 1948.

O primeiro modelo de escavadeira foi fabricado em 1955 e chamado Marion 5760. A máquina é mais comumente usada na mineração para fins de escavação.

O caminhão basculante hidráulico, o único modelo em uso atualmente, foi lançado no início dos anos 1900 pela Wood Hoist Co. Pequenas empresas fabricantes de caminhões basculantes cresceram exponencialmente durante a Primeira Guerra Mundial devido ao aumento da demanda em tempo de guerra.

Ao registrar a quantidade de tempo que leva o feixe de laser para chegar do ponto A ao ponto B, o telêmetro a laser pode medir a distância e é confiável com precisão de alguns milímetros. É usado na construção, produção industrial, silvicultura, modelagem 3-D e operações militares.

Uma tuneladora dos dias atuais, mais conhecida no Brasil como tatuzão, pode mover praticamente qualquer coisa, inclusive pedras. O primeiro modelo foi construído em 1845, encarregado de escavar o Frejus Rail Tunnel na Europa.

Antes do século XIX, rolos puxados por cavalo eram usados ​​como compactadores. Em meados do século XIX, foram inventados cilindros a vapor autopropulsionados e substituíram em grande parte o antigo método de cavalos e rolos. As modernas placas vibratórias são usadas ​​para comprimir pequenas áreas de solo e terra.

O canivete pode ser encontrado também na versão canivete de bolso, já que a maioria é pequena o suficiente para caber nos bolsos das calças. Acredita-se que o mais antigo canivete encontrado tenha sido feito por volta de 600 ou 500 a.C..

O primeiro uso registrado de escadas é por parte dos antigos egípcios e hebreus. Escadas de extensão são úteis para fins de construção, mas não tanto para famílias. Quando se trata de necessidades diárias, os escadas banqueta são muito mais populares, uma vez que se suportam a si próprias.

Marretas são usadas para quebrar materiais duros em construção, e elas também são uma arma de escolha para muitos ladrões que querem invadir casas.

O alvião é semelhante à picareta, mas difere na direção em que o machado corta. Seu design torna-o mais adequado para uso em paisagismo, onde é usado para abrir o solo.

O pé de cabra é uma ferramenta que existe em diversos formatos, incluindo: cilíndrica, hexagonal, oval e viga em I.

O serrote pode ser "empurra e corta" ou "puxa e corta", mas não há consenso sobre qual método é mais eficiente. O serrote é mais utilizado para cortar madeira. Em alguns países, o handsawing é um esporte real.

O principal uso do arco de serra é cortar tubos de plástico ou metal. A serra foi modificada na década de 1880, com algumas melhorias importantes no dimensionamento e nos dentes das lâminas.

O cinzel é mais comumente usado no trabalho com metal, madeira e pedra. Existem técnicas específicas para usar o cinzel, e não é um ofício fácil de se dominar.

Acredita-se que a picareta seja uma das ferramentas mais antigas, com raízes que remontam aos tempos pré-históricos. Não só usada como ferramenta, a picareta também serviu como arma na idade média e novamente, muito mais tarde, durante a guerra de trincheiras na Primeira Guerra Mundial.

A sociedade trocou a madeira e o osso para fabricar brocas de metal no século XIII. Ferramentas que serviram para propósitos similares (extensões ou acessórios) podem ser rastreados até os tempos pré-históricos.

Além do uso na construção, escovas de aço também são usadas para limpar os dentes de animais grandes, como crocodilos. Elas geralmente são feitas de arame de aço.

Os grampos são tão importantes hoje quanto no antigo Egito, onde um de seus usos era manter os túmulos fechados enquanto a "cola" estava fixando. Os grampos apareceram pela primeira vez em ilustrações egípcias antigas. Hoje, os grampos G ou C são mais populares entre marceneiros e amadores.

Logo após a invenção do motor elétrico, em 1889, a furadeira elétrica surgiu, e permaneceu a opção mais popular quando se trata de ferramentas manuais. As furadeiras como muitas ferramentas, remontam a tempos antigos, quando eram feitas de pedras, cordas e gravetos.

A primeira fita métrica com mola foi patenteada em 1868 nos EUA. O primeiro uso registrado de uma régua padronizada foi feito pelos antigos romanos em 29 a.C. Na época, era chamado de vareta de medida.

Alicates de bico permitem que os usuários cortem fios, uma característica exclusiva deste tipo de alicate. As origens do alicate são desconhecidas, já que muitas civilizações ao longo da história da humanidade usaram uma versão delas, mas sabe-se que elas são uma invenção antiga, muito antiga.

Hoje, os cavaletes são construídos de acordo com medições específicas, usando máquinas altamente precisas. Nos anos de 1800, este não era o caso - os troncos cortados ao meio eram usados ​​como a base do cavalete, geralmente não exatamente nivelados um com o outro. Além de seu importante papel na construção, os cavaletes também são usados ​​pela polícia como barricadas.

Quando os pregos costumavam ser feitos à mão (mais de 100 anos atrás), os extratores de pregos foram intencionalmente feitos à mão para que o prego não fosse danificado durante o processo de extração. Agora, é tudo sobre como tirar o prego o mais rápido e eficiente possível.

Além de perfurar e remover parafusos, a chave de fenda pode ser usada para abrir as coisas. O primeiro uso registrado de qualquer versão de uma chave de fenda remonta ao final da Idade Média na Europa.

As lixadeiras de cinta podem ser portáteis ou estacionárias. Lixadoras de correias portáteis são executadas sobre a superfície ou material que precisa ser lixado, enquanto lixadeiras estacionárias exigem que os usuários executem o material que precisa ser lixado sobre a correia de lixamento. Esta lixadeira não foi projetada para precisão, mas para uso no início de um projeto, quando o material ainda está bastante duro. A cinta é muito rápida e agressiva para o lixamento detalhado.

A chave grifo é projetada para encaixar e trabalhar com tubos de ferro macios e arredondados. Geralmente é feito de aço e existe de diversos tamanhos. Daniel Stillson patenteou a chave grifo em outubro de 1869.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes