Habilidosos mecânicos provavelmente conhecerão esses itens. Você conhece?

Por: Kennita Leon
Imagem: Shutterstock

Sobre esse quiz

Todo artesão possui ferramentas para seu trabalho e tem de saber para que servem, especialmente se quiserem ser chamados de habilidosos ou experts. Você é habilidoso o bastante para saber a utilidade dessas ferramentas automobilísticas?

Chave inglesa ou chave de boca, como é chamada em alguns países, é usada, primariamente, para apertar parafusos e porcas.

Essa ferramenta, inventada em 1899, é uma fonte de luz portátil que funciona a bateria.

As tesouras, inventadas à cerca de 4.000 anos atrás, são um par de lâminas usadas com as mãos que servem para cortar. Elas têm várias tamanhos, dependendo de seu propósito.

Alicates servem para segurar e cortar fios em lugares difíceis de alcançar apenas usando as mãos.

Normalmente produzido em plástico, um funil tem uma boca grande e um pescoço pequeno e é usado para botar líquidos e semi-líquidos em containers com aberturas pequenas.

Parecido com uma braçadeira, porém maior, uma morsa é usada para segurar objetos sendo trabalhos em um único lugar.

A chave catraca é uma ferramenta usada para controlar o movimento de rotação, permitindo que se mova apenas em uma direção.

Disponível em diferentes tamanhos e estilos, alicates servem, primariamente, para segurar e cortar fios.

Toda máquina vem um com conjunto de instruções sobre montagem, desmontagem e manutenção. Automóveis também têm manuais de instrução.

O termo "soquete" se refere a chave de catraca; uma chave com soquetes destacáveis de vários tamanhos para a fixação de parafusos e porcas.

Determinadas ferramentas usam um compressor como fonte de energia. Alguns exemplos são: furadeiras, lixadeiras e pistolas elétricas.

Limpadores de freios são aerossóis usados para remover o excesso de sujeira e fuligem dos freios de veículos.

Bandeja de drenagem de óleos ou bandeja de gotejamento são usados para drenar óleos de máquinas. Podem ser usados também enquanto mecânicos trabalham embaixo de veículos.

Manufaturado pela empresa Stanley, estiletes têm uma lâmina chata e muito afiada para cortar materiais resistentes como borracha.

Um conjunto com cabeças de diferentes tamanhos e comprimentos que podem ser usadas em furadeiras chama-se um conjunto de brocas.

Cabos de ligação são um par de cabos positivo e negativo usados para iniciar carros sem bateria através da transferência de energia de um carro a outro.

Normalmente em cores prata ou cinza, fitas silver tape são formas de aderência mais usadas e mais duradouras, muito úteis para a segurança de materiais mais resistentes.

Macacos são miniaturas da Torre Eiffel usados para dar suporte um veículo depois de ter sido levantado com um macaco de chão.

Um spray lubrificante é normalmente encontrado na forma de um óleo em spray e é usado para reduzir fricção e ferrugem.

Um componente pequeno, porém muito importante para o motor de um veículo, vedadores de motor protegem o motor de contaminadores e sujeira.

Pregos são ferramentas comuns, não apenas usadas por mecânicos, mas por vários habilidosos artesãos para fixar coisas, até mesmo em veículos.

Estes containers de plásticos ajudam mecânicos a manter um ambiente de trabalho limpo e organizado, dando-lhes espaço para o armazenamento de suas ferramentas.

Um tipo de ferramenta de compressão, pistolas de ar comprimido armazenam energia para a produção de um impacto de torque alto.

Macacos funcionam como alavanca usados para levantar ou inclinar um veículo para um lado.

Isso é uma bitola com um dos lados ajustáveis, usada para medir a largura e pequenas distâncias entre componentes.

Um elevador geralmente se refere a qualquer ferramenta usada para levantar objetos pesados como por exemplo automóveis.

Martelos de bola são martelos com cabeças menores e circulares, usados em metais.

Assim como cozinheiros usam aventais, mecânicos usam vestes azuis para proteção chamados de macacões.

Chaves são capazes de ganhar flexibilidade e alcançar porcas que são de difícil acesso com a ajuda de soquetes giratórios.

Um torno mecânico é uma ferramenta usada para dar forma e alisar metais anexando-os a um eixo rotatório.

Válvulas de pressão são pequenos medidores usados para verificar a pressão criada pela aplicação de força de fluídos.

Este é um tipo de martelo com uma cabeça larga usada para aplicar pequenos impactos em objetos.

Velas de ignição transmitem energia elétrica para incendiar misturas de ar em câmaras de combustão, isto é, são necessárias para ligar o motor de um veículo.

Esta ferramenta usa uma roda amoladora para alisar a superfície de materiais.

Pés-de-cabra são barras de metais com terminações chatas usadas para alavancar ou separar dois objetos através da força.

Divisores de porca são ferramentas pequenas ideias para a remoção de porcas que estão enferrujadas ou presas.

Fora o uso dos macacões, mecânicos usam óculos reforçados para proteger seus olhos quando usam ferramentas elétricas.

Lanternas de cabeça são tochas usadas ao redor da cabeça, permitindo que o mecânico use ambas mãos.

Normalmente disponível na forma de uma chave de soquete, chaves de torque são usadas para apertar parafusos e porcas através da aplicação de um torque preciso.

Luvas usadas por mecânicos são, normalmente, produzidas por materiais mais resistentes para que possa proteger as mãos de queimaduras e cortes pelo motor de carros.

Esta é uma barra comprida para rapidamente desparafusar porcas e parafusos através da aplicação de uma quantidade significativa de torque.

O profundímetro é um pequeno medidor cilíndrico que se prende ao pneu para medir a profundidade dos sulcos.

Marteletes são ferramentas de compressão que usam cabeças de agulha para lascar o pó, sujeira e tinta de partes de motores antes de consertá-los.

Com esta ferramenta, o mecânico pode medir várias unidades de voltagem, corrente elétrica e resistência.

Há dois tipos de chaves de filtro de óleo: o tipo corrente e o tipo fita e ambos são usados para auxiliar na remoção de filtros de óleo em veículos.

O nome já se explica: são líquidos especiais feitos para remover a graxa e o óleo de máquinas das mãos de mecânicos.

Um saca juntas esféricas é uma ferramenta usada para separar juntas esféricas de um automóvel; os rolamentos esféricos que ligam as juntas de direção aos braços de controle do veículo.

Sobre o HowStuffWorks Play

O que sabe sobre dinossauros? O que é uma classificação de octanas? E como se usa um substantivo próprio? Felizmente para você, HowStuffWorks Play está aqui para ajudar. Nosso site premiado oferece explicações confiáveis e fáceis de entender sobre como o mundo funciona. Desde testes divertidos que trazem alegria ao seu dia até fotografias atraentes e listas fascinantes, o HowStuffWorks Play oferece algo para todos. Às vezes explicamos como as coisas funcionam, outras vezes perguntamos a você, mas estamos sempre explorando em nome da diversão! Porque aprender é divertido, então fique conosco!

Explore mais quizzes