Sobre este teste
Nas palavras de Indiana Jones: "Nazistas. Eu odeio esses caras".
As pessoas quase universalmente concordam que o nazismo é uma das ideologias mais repugnantes de sempre que já assombrou o planeta. Em seu núcleo está um conjunto de crenças, cada uma pior que a anterior. Primeiro, os nazistas adotaram uma visão de mundo fundamentalmente racista e pseudocientífica sobre o potencial humano e a moralidade, que justifica a escravização e o assassinato de raças que a dita "ciência" considera inferiores. Isso foi expandido para incluir qualquer pessoa considerada geneticamente deficiente, como deficientes e homossexuais.
Segundo, a política nazista permitia guerras de conquista, com a colonização de países sem o seu consentimento, com a melhor arte e cultura daquelas terras a serem saqueadas e levadas para os nazistas se divertirem, e suas populações então exploradas para ganho próprio.
Terceiro, a própria sociedade nazista foi organizada com uma liderança fascista, sem liberdade de expressão, uma hierarquia patriarcal que reduziu as mulheres a geradoras de filhos e pouco menos, e uma estrutura econômica corporativista que distribuía riqueza e vantagens aos amigos do regime, usando um falso populismo para prometer conforto ao trabalhador enquanto o prejudicava pelas costas.
Felizmente, apenas uma vez na história da humanidade esse credo desprezível conseguiu dominar um país. Mesmo assim, embora tenha acontecido apenas uma vez e durado apenas quinze anos, ele destruiu milhões de pessoas, inventou o genocídio industrializado e arrasou nações inteiras.
É vital saber como isso aconteceu, para que possamos verdadeiramente dizer "nunca mais". Vamos ver se você conhece os fatos desse passado horrível e preenche todas as lacunas.
A Alemanha nazista é o nome do período da história alemã de 1933 a 1945, quando Hitler governou a Alemanha. Este período também é conhecido como O Terceiro Reich e o Período Nacional Socialista.
Propaganda
O Tratado de Versalhes, de 1919, exigia que a Alemanha compensasse os danos causados na Primeira Guerra Mundial, o equivalente a US $ 33 bilhões. O governo imprimiu grandes quantidades de dinheiro para pagar suas dívidas, o que resultou em desastre econômico e manifestações devido à comida. A Grande Depressão também levou ao desemprego em massa, criando uma Alemanha vulnerável, da qual o partido nazista tirou proveito.
Propaganda
Em 1933, Adolf Hitler foi nomeado chanceler da Alemanha pelo presidente da República de Weimar. Depois disso, o Partido Nazista começou a destruir toda a oposição política na busca pelo controle total.
Propaganda
Pós-Primeira Guerra Mundial a Alemanha era um lugar caótico e economicamente deprimido, e os alemães sentiam-se internacionalmente envergonhados. O Partido Nazista prometeu devolvê-los à sua antiga glória e conforto, parcialmente através da criação de uma sociedade etnicamente pura, removendo o povo judeu e outros considerados "indesejáveis".
Propaganda
Em 1934, Hitler tornou-se o Führer, ou líder total da Alemanha. Sua palavra era a lei suprema e sob seu governo, facções desorganizadas do governo lutaram a seu favor.
Propaganda
Os nazistas eram um regime fascista de direita obcecado pela pureza racial. Eles consideravam os povos germânicos como a raça dominante e procuravam forçar ou matar outros que consideravam impuros.
Propaganda
O partido nazista matou, prendeu e suprimiu toda a oposição política. Membros da oposição comunista, socialista e liberal foram assassinados, presos ou exilados, levando à criação de um estado de partido único.
Propaganda
Estima-se que 15 a 20 milhões de pessoas morreram como resultado do Holocausto. Isso inclui judeus, prisioneiros de guerra soviéticos, ciganos, pessoas religiosas, oposição política, doentes mentais, deficientes e pessoas LGBTQI.
Propaganda
Enquanto os nazistas atacavam muitos grupos, eles assassinaram cerca de 1/3 da população judaica do mundo inteiro e 2/3 da população da Europa. Estima-se que 80-90% dos que morreram em campos de concentração eram judeus.
Propaganda
A Alemanha nazista começou a fazer exigências territoriais agressivas e ameaçou a guerra no início de sua existência. Primeiro, tomou a Áustria em 1938 e depois a Checoslováquia em 1939.
Propaganda
A invasão nazista da Polônia em 1939 começou a Segunda Guerra Mundial na Europa. Os Poderes do Eixo lutaram contra os Aliados até a vitória dos Aliados em 1945.
Propaganda
Em 1940, os nazistas tomaram a maior parte da Europa e começaram a ameaçar o Reino Unido. No auge de seu poder em 1942, eles detinham o controle de quase toda a Europa, com exceção de Portugal, Espanha, Suíça, Irlanda, Reino Unido e Suécia.
Propaganda
Os Poderes do Eixo originalmente eram a Alemanha, a Itália e o Japão, que se uniram em um desejo compartilhado de expansão. Na esperança de tratamento econômico preferencial, proteção contra a invasão soviética, ou reverência à pressão alemã, vários países europeus se uniram aos Poderes do Eixo.
Propaganda
A Operação Barbarossa foi o codinome da invasão falhada da União Soviética em 1941 por parte do Eixo. Os exércitos do Eixo e da União Soviética lutaram as maiores batalhas da história da guerra no mundo, levando a mais de 5 milhões de baixas militares e o declínio do poder nazista.
Propaganda
A Segunda Guerra Mundial colocou os Poderes do Eixo contra os Poderes Aliados. Os principais Poderes do Eixo eram o Japão, a Alemanha e a Itália. Os "Quatro Grandes" entre os Poderes Aliados eram a União Soviética, a América, o Reino Unido e a China.
Propaganda
Em 6 de junho de 1944, os aliados invadiram a Normandia, França, na maior invasão marítima da história. Esta invasão bem sucedida levou à libertação do noroeste da Europa do controle nazista.
Propaganda
Após o Dia D, as forças aliadas, lideradas pelos EUA e pelo Reino Unido, conquistaram a Alemanha na Frente Ocidental. A União Soviética tomou o controle da maior parte da Europa Oriental e da própria Alemanha.
Propaganda
Após a Primeira Guerra Mundial, a Alemanha estava economicamente destruída, levando à pobreza generalizada e ao desemprego. Os nazistas retornaram a estabilidade econômica, o que fez com que muitos cidadãos comuns ignorassem as atrocidades cometidas por eles.
Propaganda
Hitler se recusou a admitir a derrota enquanto as forças aliadas cercaram a Alemanha em duas frentes. Isso levou a uma destruição maciça e a mortes relacionadas com a guerra ao longo de 1944 e 1945.
Propaganda
Nos meses finais da Segunda Guerra Mundial, Hitler se recusou a admitir a derrota e exigiu que a guerra fosse travada até o último homem. Todos os que não estivessem "prontos para lutar" foram julgados na corte marcial - e milhares de pessoas foram mortas.
Propaganda
Enquanto a Alemanha nazista assassinou muitos, aqueles que viviam sob ela não tinham liberdades civis ou direitos sob o regime. Quase todas as liberdades civis alemãs foram tiradas em 1933, e isso foi feito com o apoio do público devido ao medo de propaganda e propaganda inteligente.
Propaganda
Em 1933, a Lei de Concessão de Plenos Poderes foi aprovada. Isso permitiu que Hitler e seu gabinete fizessem e aprovassem leis, mesmo que fossem inconstitucionais, sem qualquer contribuição do restante do governo.
Propaganda
O Partido Nazista matou, exilou ou prendeu todos os partidos adversários e tornou ilegal a fundação de novos partidos. Havia apenas um partido com total controle na Alemanha nazista.
Propaganda
Joseph Goebbels foi o Ministro da Propaganda da Alemanha nazista e um dos colaboradores mais próximos de Hitler. Ele alimentou o povo alemão com informações estratégicas e desinformação para mantê-los sob controle.
Propaganda
O primeiro campo de concentração construído pelo Partido Nazista foi Dachau. Foi inicialmente destinado a presos políticos.
Propaganda
Primeiro, foram implementadas leis que despojaram os cidadãos judeus de seus direitos. Um ataque constante de opressão e propaganda legalizada trabalhou para dessensibilizar muitos cidadãos.
Propaganda
Apesar de ambos pertencerem aos Poderes do Eixo, havia pouca comunicação e cooperação entre os dois países. Houve pouca coordenação prática real.
Propaganda
A Alemanha invadiu a Polônia em 1939. A Grã-Bretanha e a França declararam guerra à Alemanha dois dias depois, que começou a Segunda Guerra Mundial.
Propaganda
Em 1941, o Japão atacou Pearl Harbor, no Havaí. Dias depois, a Alemanha declarou guerra à América.
Propaganda
Os aliados bombardearam fábricas e refinarias de petróleo que forneciam recursos valiosos aos nazistas. Isso os tornou incapazes de suprir suas tropas ao sofrer perdas terríveis em várias frentes.
Propaganda
Nos últimos dias da Segunda Guerra Mundial, quando a derrota foi inevitável, Hitler e sua parceira de longa data, Eva Braun, se casaram e depois se suicidaram juntos. Isso foi em 30 de abril de 1945.
Propaganda
Os alemães étnicos que não cumpriram as leis e propaganda nazistas enfrentaram terríveis consequências. Eles poderiam ser mortos, detidos, presos, ter seus direitos retirados e até mesmo enviados para campos de concentração.
Propaganda
No início de maio de 1945, a grande maioria das forças alemãs remanescentes rendeu-se incondicionalmente aos aliados. Nas áreas em que se sabia que o Exército Vermelho estava chegando, alguns cometeram suicídio.
Propaganda
Em 8 de maio de 1945, o instrumento de rendição alemã foi assinado. Isto marcou o fim da Segunda Guerra Mundial na Europa.
Propaganda