Sobre este teste
Terra e mar ou "surf and turf"; este nosso maravilhoso planeta tem uma variedade de animais, os quais todos têm que fazer sua casa em algum lugar. Seja na terra ou no mar, ou se eles podem alternar entre os dois, cada criatura é diferente e tem seu propósito no grande esquema das coisas. Mas mesmo que consiga facilmente identificar um golfinho ou um bisonte, você realmente conhece os animais terrestres e marinhos tão bem como você acha que sabe? Vamos examinar isso ainda mais.
Se você conhece a evolução, você saberá que alguns dos animais que já foram criaturas do mar agora vivem na terra e vice-versa. Os animais se adaptaram às mudanças que aconteceram neste planeta. Assim, o que hoje pode ser um lagarto que vive em terra sólida pode eventualmente se tornar um dragão do mar, ou algo muito mais próximo de um crocodilo. Mas não estamos aqui para falar sobre o que aconteceu no passado. Queremos saber os nomes dessas criaturas como existem hoje. Nós vamos falar sobre onde eles vivem agora, e não se eles mudaram do mar para a terra.
Se você acha que consegue nomear corretamente essas criaturas, vamos começar este teste.
As lagostas podem ser de cor castanho esverdeado, branco, amarelo ou até azul. Essas criaturas marinhas também têm o processo digestivo invertido; elas usam seus estômagos para mastigar e suas pernas para sentir o sabor.
Propaganda
Os pinguins são aves que não conseguem voar; como alternativa, eles passam muito tempo debaixo d'água e usam as asas para mergulhar em busca de comida. Seus corpos estão bem adaptados para nadar e podem viajar a um ritmo constante de 4 a 7 quilômetros por hora.
Propaganda
Mais de 250 espécies de macacos existem no mundo hoje. Eles podem ser encontrados principalmente em árvores, mas também vivem em áreas montanhosas. Macacos são onívoros que consomem uma variedade de alimentos, como frutas, sementes, ovos de aves e insetos.
Propaganda
Este animal marinho pode ser encontrado em uma variedade de cores, do vermelho ao azul prateado ao amarelo, e é coberto com listras ao longo do seu corpo. Também é difícil diferenciar entre o acará macho e fêmea, porque eles geralmente são da mesma cor e tamanho.
Propaganda
O avestruz é a maior ave do mundo e, assim como o pinguim, não consegue voar. Esse animal onívoro pesa mais de 150 quilos e pode correr a 70 quilômetros por hora. Na natureza, pode viver cerca de 30 a 40 anos.
Propaganda
Perus são aves grandes e pesadas que são bem conhecidas por serem o item principal no cardápio de Ação de Graças. Estes animais pesados existem em uma variedade de espécies, com o peru selvagem sendo o maior. Os maiores são conhecidos por pesarem até 11 Kg.
Propaganda
Apesar de seu nome ambíguo, a estrela-do-mar não é um peixe e realmente não tem muitas características de peixes, como barbatanas, brânquias e escamas. Estas estrelas-do-mar geralmente têm cinco braços e, semelhante aos ouriços do mar e esponjas, são invertebrados.
Propaganda
Os peixes-bois, também conhecidos como vacas marinhas, são grandes mamíferos marinhos que vivem ao longo da costa e em águas rasas. Diferentes espécies de peixe-boi podem ser encontradas nas águas do Caribe, da Bacia Amazônica e na costa da África Ocidental.
Propaganda
Os cangurus são bem conhecidos por suas poderosas pernas traseiras que lhes permitem saltar até 3 metros de uma só vez. Esses animais sociais podem ser encontrados em grupos de três ou quatro e, quando ameaçados, usarão suas pernas longas para pisotear o solo para alertar os outros em sua tribo.
Propaganda
O guepardo é reconhecido como o animal mais rápido na terra. Ele consegue se mover a uma velocidade de 70 quilômetros por hora e pode chegar a uma velocidade máxima em apenas três segundos. Os guepardos têm um corpo, pernas e cauda longos e esguios, e são facilmente reconhecidos pelo pelo pintado.
Propaganda
A baleia jubarte é uma criatura grande; seu tamanho pode variar de 14 a 19 metros de comprimento e, semelhante a outras espécies de baleia, as fêmeas são maiores. Recebeu o seu nome devido à sua aparência quando mergulha no oceano.
Propaganda
Os pavões são aves grandes que são facilmente reconhecidos por suas grandes caudas coloridas. Embora a palavra pavão seja comumente usada em referência à ave, na verdade é apenas o macho que é o pavão, enquanto a fêmea é uma pavoa. A palavra coletiva para ambos é pavão.
Propaganda
Caramujo são grandes conchas do mar do filo Mollusca, ao qual as amêijoas e ostras também pertencem. A concha rainha pode viver até 40 anos e crescer até 30 centímetros de comprimento. Caramujos são frequentemente vendidos por suas conchas e para fazer jóias.
Propaganda
Esse animal parecido com uma cobra é, na verdade, um peixe com longas barbatanas anal e dorsal. Este animal solitário pode ser encontrado em água salgada e doce e também é noturno; muitas espécies de enguias raramente são detectadas por humanos.
Propaganda
O rinoceronte é um grande mamífero terrestre que costumava ser comumente encontrado em toda a África, assim como em países como a Índia e o Nepal, embora seu alcance seja muito menor agora, pois eles enfrentam a extinção. A palavra "rinoceronte" significa "chifre no nariz", devido aos chifres que crescem em seus focinhos.
Propaganda
As zebras são herbívoras reconhecidas por suas listras, que são realmente únicas de cada indivíduo. Alguns pesquisadores acreditam que as listras podem ser úteis para desconcertar predadores e insetos ou para controlar a temperatura do corpo do animal.
Propaganda
O porco-espinho é um grande roedor que pode crescer até 90 centímetros de comprimento, como no caso do porco-espinho africano. Porcos-espinhos têm espinhos pontudos sobre o corpo, que geralmente permanecem planos, mas podem ficar em pé como um meio de defesa quando o animal é ameaçado.
Propaganda
Cirripedias são pequenos animais marinhos que podem ser marrons, rosa, amarelos ou verdes. Eles tendem a viver entre outros crustáceos, ligados a um exterior duro como rochas, navios e até outros animais, como as baleias. Cracas se alimentam de plâncton.
Propaganda
Um cavalo-marinho é um peixe com cauda longa, bem como um focinho e pescoço que aponta para baixo. Para evitar os predadores, os cavalos-marinhos camuflam-se para se misturarem às plantas, e muitas vezes podem ser vistos em pares enquanto nadam.
Propaganda
As ostras são amplamente encontradas em águas rasas em todo o mundo e residem em colônias conhecidas como leitos ou recifes. A ostra oriental e a ostra do Pacífico são mais comuns. Elas não devem ser confundidas com ostras peroladas, que produzem os objetos redondos brilhantes.
Propaganda
Quando ameaçado, este peixe engole um pouco de água e incha ao dobro do seu tamanho. O baiacu contém uma toxina mortal conhecida como tetrodotoxina, que é mais de mil vezes mais letal que o cianeto.
Propaganda
As águas-vivas podem não ter olhos, cérebro, ossos ou até mesmo um coração - mas esse animal tem muitas outras características fascinantes. Algumas espécies são bioluminescentes, o que significa que elas produzem sua própria luz, e usam seus tentáculos para prender suas presas antes de consumi-las.
Propaganda
Flamingos são belas aves com penas vermelhas ou rosadas, que são feitas dessa cor graças à sua dieta de algas, camarões e crustáceos. Elas são relativamente graciosas, com uma ave adulta pesando até quatro quilos.
Propaganda
Apesar de mais comumente receberem uma má reputação por causa de sua mordida mortal, as cobras geralmente não incomodam os humanos, a menos que se sintam ameaçadas de alguma forma - e a maioria nem é venenosa. Elas, no entanto, atacam uma variedade de animais, como roedores e ovos de aves, e as venenosas usam sua toxina para capturar suas presas.
Propaganda
Barracudas são peixes que podem ser encontrados no Pacífico e no Oceano Índico, bem como em algumas partes do Atlântico e do Caribe. Esses peixes alongados são detritívoros do mar, e os humanos (especialmente os nadadores) devem ser cautelosos com seus dentes pontiagudos.
Propaganda
Camelos são mamíferos com corpos bem adaptados à vida nos desertos da África e da Ásia. Suas duas fileiras de cílios, orelhas peludas e três pálpebras servem como um meio de proteção contra a areia. As corcundas em suas costas também armazenam gordura, que pode ser transformada em alimento quando necessário.
Propaganda
Os texugos são mamíferos carnívoros que vivem em tocas no subsolo e são encontrados na América do Norte e na Europa. Até 15 texugos vivem em um covil, que é um sistema sofisticado de túneis e entradas que eles fazem usando seus corpos fortes e garras afiadas.
Propaganda
O eufausídeos é um tipo pequeno de invertebrado semelhante ao camarão que pode ser encontrado nos oceanos de todo o mundo. Eles são uma parte crucial da cadeia alimentar oceânica porque se alimentam de fitoplâncton e, por sua vez, são amplamente consumidos por muitos animais, como pássaros, peixes e baleias.
Propaganda
As onças-pintadas são os terceiros maiores felinos do mundo e os maiores da América do Sul. Esses animais solitários vivem sozinhos em áreas pantanosas e demarcam seu território usando seus resíduos ou marcando as árvores com suas garras.
Propaganda
Esse animal é um pequeno onívoro com uma concha óssea sobre o corpo. Esta concha contribui para a sua aparência peculiar e serve como um meio de proteção para este animal noturno.
Propaganda
Os corais são invertebrados que se ligam ao solo do oceano. Eles têm pequenos tentáculos que usam para levar comida para a boca. Os corais são diferentes dos outros animais porque não podem ser distinguidos por fatores como um rosto ou partes do corpo.
Propaganda
Uma morsa é um grande mamífero com presas e nadadeiras. Foi subdividida em duas categorias: a morsa atlântica, encontrada nas águas do Canadá e da Groenlândia, e a morsa do Pacífico, do norte do Estreito de Bering, na região ártica.
Propaganda
Lagartixas são lagartos noturnos que podem ser encontrados em muitos climas, desde as quentes ilhas do Caribe até os desertos e regiões montanhosas. Elas usam camuflagem para se adaptar ao ambiente e usam suas línguas para tirar a sujeira de suas pálpebras.
Propaganda
Dourado-do-mar, também conhecido como Dalfinho, é encontrado em águas tropicais. Este peixe tem uma longa barbatana dorsal ao longo do seu corpo estreito e o macho tem uma cabeça grande enquanto a fêmea tem uma cabeça redonda.
Propaganda
Este mamífero gentil tem uma experiência de parto similar aos humanos em alguns aspectos. Os golfinhos dão à luz a jovens depois de 12 meses de gestação, e o nascimento é feito com a ajuda de um "golfinho-babá". O cordão umbilical é cortado no processo e a cauda do filhote sai primeiro, que é exclusivo dos golfinhos.
Propaganda
Várias espécies de cervos vivem em toda a América do Norte e do Sul, Europa e Ásia (e uma espécie é nativa da África). Eles são membros da família Cervidae, da qual renas e alces também pertencem.
Propaganda
O nome científico da preguiça é Bradypus, que significa "pés lentos" em grego. Esse animal gentil e apático pode ser encontrado nas florestas tropicais da América Central e do Sul, onde passam a maior parte do tempo pendurados nas copas das árvores.
Propaganda
O bisão americano é o maior mamífero da América do Norte, com um peso que varia de 400 a mais de 900 quilos. O bisonte-europeu, um herbívoro, é o maior da região e é mais pesado que o bisão americano.
Propaganda
Chocos não são peixes, mas são, na verdade, moluscos. Estes impressionantes animais marinhos têm três corações e excelente visão que lhes permite ver objetos ou animais por trás deles. Sua visão permanece estável mesmo com pouca luz, e também tem a capacidade de remodelar seus olhos para melhorar o foco em um objeto.
Propaganda
"Plâncton" refere-se a uma variedade de organismos, como algas verdes e diatomáceas, que são incapazes de nadar contra a corrente da água. Eles habitam todos os oceanos do mundo, assim como lagos e lagoas. Eles contribuem muito para a vida marinha, uma vez que são consumidos por uma grande variedade de animais, incluindo águas-vivas e baleias.
Propaganda